sexta, 26 de abril de 2024

Paciente consegue tratamento para câncer custeado pelo MS em São Paulo

Paciente consegue tratamento para câncer custeado pelo MS em São Paulo

21 agosto 2012 - 15h30
TJ MS


Em sessão realizada pela 5ª Câmara Cível, foi provido o Agravo de Instrumento n° 0017700-62.2012.8.12.0000 contra decisão que antecipou os efeitos da tutela recursal proferida nos autos da Ação de Obrigação de Fazer que R.O.L. move contra o Estado de Mato Grosso do Sul e contra o Município de Campo Grande.

Na citada Ação de Obrigação de Fazer, R.O.L requer que o poder público custeie seu tratamento de câncer no pâncreas em São Paulo e exige a concessão da liberação de recursos antecipadamente, vista a urgência no tratamento que é necessário para a manutenção de sua vida.

Em primeira instância a antecipação da tutela dos recursos necessários ao tratamento foi negada, levando R.O.L a requerer agravo de instrumento pedindo revisão da decisão, sustentando que não existe em Campo Grande tratamento adequado, e que foi recomendado a ela, em laudo médico, procedimento disponível apenas em São Paulo, e não fornecido pelo Sistema Único de Saúde.

O agravo foi provido por unanimidade, nos termos do voto do Des. Sideni Soncini Pimentel, que deferiu e declarou absolutamente lícita a antecipação dos recursos, necessários para assegurar a inviolabilidade do direito à vida de R.O.L. Em seu voto, o relator determinou aos recorridos (Estado de Mato Grosso do Sul e Município de Campo Grande) que viabilizem, no prazo de 48 horas, o tratamento fora de domicílio, com pena de multa diária afixada em R$ 5 mil e teto fixado em 30 dias, diante da urgência e gravidade do estado de saúde da embargante, devendo, entretanto, quanto à liberação dos recursos econômicos, ser observado a Portaria/SAS/nº 055, de 24 de fevereiro de 1999.

Deixe seu Comentário

Leia Também

ECONOMIA

Cesta básica nacional terá 15 alimentos com imposto zerado

SAÚDE

SUS terá sala de acolhimento para mulheres vítimas de violência

ECONOMIA

Reforma propõe devolução de 50% em luz, água e gás a mais pobres

SAÚDE

Brasil tem quase 4 milhões de casos prováveis de dengue