sexta, 29 de março de 2024

Parceria viabiliza criação de sistema que simula funções de todo o corpo humano

30 julho 2012 - 00h00
*Fonte: Isaude


O Wyss Institute for Biologically Inspired Engineering da Harvard University, nos Estados Unidos, firmou um acordo de cooperação com a Defense Advanced Research Projects Agency (DARPA) para desenvolver um instrumento automatizado que integra dez "organs-on-chips" - dispositivos que reproduzem funcionamento de órgãos humanos - para estudar a fisiologia humana fora do corpo. O projeto contará com investimento de US$ 37 milhões da DARPA.
Esforço se baseia em descobertas anteriores do Wyss Institute, que desenvolveu microchips capazes de reproduzir a microarquitetura e as funções de órgãos vivos, como pulmão, intestino e coração. Cada "organ-on-chip" é composto por um polímero transparente e flexível - aproximadamente do tamanho de um cartão de memória de computador - que contém canais microfluídicos ocos revestidos por células humanas. O fato de os microdispositivos serem translúcidos permite a visualização do funcionamento interno sem a necessidade de invadir um organismo vivo.
Com o financiamento da DARPA, os pesquisadores irão trabalhar no desenvolvimento de dez diferentes "organs-on-chips" para conectá-los e com isso permitir uma simulação mais próxima da fisiologia completa do corpo. Além disso, a equipe planeja projetar um instrumento automatizado capaz de controlar o fluxo de fluido e a viabilidade celular, enquanto viabiliza análises em tempo real de funções químicas complexas. Como uma alternativa aos testes atuais realizados com animais - que muitas vezes não conseguem prever resultados em humanos -, a tecnologia "human-on-a-chip" tem potencial para acelerar testes de novos medicamentos, fornecendo informações importantes sobre a segurança e eficácia de novas drogas.

Deixe seu Comentário

Leia Também

FRONTEIRA

Traficante foragido é preso e polícia apreende 784kg de maconha em Ponta Porã

DETRAN

Condutores que possuem CNH categorias C, D e E tem até 31 de março para renovar exame toxicológico

PROCON

Procon e Delegacia do Consumidor capacitam equipes para atuar contra a pirataria em MS

ECONOMIA

Empregos com carteira assinada batem recorde, segundo IBGE