Menu
Busca segunda, 28 de setembro de 2020

Passam dos 200 os mortos após forte terremoto atingir a Turquia

Passam dos 200 os mortos após forte terremoto atingir a Turquia

24 outubro 2011 - 13h20
G1

O forte terremoto de magnitude 7,3 que atingiu o leste da Turquia, neste domingo (23), já matou 217 pessoas, informou o ministro do Interior, Idris Naim Sahin, após receber um novo balanço da tragédia. Cerca de 1090 pessoas ficaram feridas.


Segundo o ministro, o número de vítimas ainda não é definitivo e pode aumentar, pois muito permanecem soterrados.

A maior parte das mortes ocorreu na província de Van, nas cidades de Van e de Ercis.

O presidente da Turquia, Recp Tayyip Erdogan, pediu aos cidadãos que “não entrem em prédios danificados”, devido ao perigo de réplicas, como o de magnitude 5,6 registrado dez horas após o tremor principal.

Segundo o governo, as equipes de resgate seguem à procura de vítimas e sobreviventes e que o trabalho não será interrompido.O acesso às montanhosas regiões afetadas é difícil e dificulta os trabalhos de resgate e a circulação de informações, segundo o governo.

O premiê Recep Tayyip Erdogan afirmou que o governo irá disponibilizar barracas de campanha para abrigar as famílias que perderam tudo e não têm como se proteger do forte frio que atinge várias regiões.

O professor Mustafa Erdik, diretor do Centro Kandilli, estimou que cerca de 4.000 edifícios sofreram danos em todo o país, dos quais 600 estão condenados, e que cerca de 50 construções foram completamente destruídas.

O abalo pode ter matado entre 500 e 1.000 pessoas, informou mais cedo o Observatório Kandilli, da Universidade do Bósforo, de Istambul, que monitora atividades sísmicas no país.

Magnitude 7,3
O abalo ocorreu próximo a Tabanli, 19 km a nordeste da cidade de Van, capital da província de mesmo nome, perto da fronteira com o Irã. Segundo o Serviço Geológico dos EUA, o tremor teve magnitude 7,3 e localizou-se a uma profundidade de 95,4 km, às 13h41 locais (8h41 de Brasília).

As autoridades locais afirmaram que a magnitude foi de 6,6, segundo a TV privada NTV.

Deixe seu Comentário

Leia Também

POLÍCIA
Comerciante morre em acidente na MS-276
BRIGA
Por conta de dívida, homem e mulher brigam no meio da rua e arremessam um contra o outro blocos de concretos e garrafas
GERAL
Pedidos de educação indígena aumentaram 500%, afirma Funai
POLÍTICA
Campanha das eleições municipais começa neste domingo