sexta, 26 de abril de 2024
Operação Papai Noel

Agência de Metrologia reprova 43% dos produtos analisados na Operação Especial Papai Noel

16 dezembro 2015 - 13h55Por Fonte: noticias
A Operação Especial Papai Noel, realizada em estabelecimentos comerciais de Campo Grande de 7 a 11 de dezembro pela Agência Estadual de Metrologia (AEM/MS) analisou 1079 produtos relacionados ao período de festas natalinas, como luminárias tipo mangueira, pisca-pisca, brinquedos e bicicletas de uso infantil. Foram visitados 20 estabelecimentos na Capital e do total de itens analisados, 43% foram reprovados. O maior índice de reprovação ainda permanece com os brinquedos, que, praticamente metade dos itens avaliados, não ostentava o selo de avaliação da conformidade (Selo do Inmetro).

Os produtos que há algum tempo não eram encontrados de forma irregular no mercado e que desta vez apareceram, foram as luminárias tipo mangueira e tipo pisca-pisca. Os fiscais encontraram plugues fora do padrão estabelecido pela norma ABNT NBR 14136 e sem apresentar a marca da conformidade. É de extrema importância ter um produto elétrico certificado, já que os plugues não podem apresentar em sua composição materiais ferrosos, que são os principais causadores de sobreaquecimento nas instalações residenciais e que podem resultar em incêndios.

Todos os estabelecimentos fiscalizados que comercializam bicicletas infantis, apresentaram produtos regularizados. As bicicletas de uso infantil devem apresentar o selo de avaliação da conformidade, bem como algumas informações obrigatórias referentes ao fabricante.

Os estabelecimentos notificados possuem dez dias para apresentar o documento fiscal que comprove a origem do produto. A AEM-MS lembra que os comerciantes são orientados com frequência pela Agência com relação à obrigatoriedade da certificação dos produtos e que todos os anos operações especiais são realizadas com a finalidade de coibir possíveis irregularidades encontradas no comércio em geral.

Deixe seu Comentário

Leia Também

ECONOMIA

Cesta básica nacional terá 15 alimentos com imposto zerado

SAÚDE

SUS terá sala de acolhimento para mulheres vítimas de violência

ECONOMIA

Reforma propõe devolução de 50% em luz, água e gás a mais pobres

SAÚDE

Brasil tem quase 4 milhões de casos prováveis de dengue