sexta, 26 de abril de 2024
Ponta Porã

Título Interno

15 maio 2017 - 23h39



As pessoas que são beneficiadas pelo Programa Bolsa Família em Ponta Porã e que ainda não realizaram a pesagem e acompanhamento neste ano, têm até o dia 30 de maio para comparecerem nas Unidades Básicas de Saúde de referência.

A medida visa regularizar a situação de todos, pois este acompanhamento é essencial para manutenção da família no programa. Quem não atender corre o risco de ficar sem receber o benefício.

De acordo com a Coordenadora da Vigilância Alimentar e Nutricional da Secretaria Municipal de Saúde, a nutricionista Mariana Josgrilberg de Jesus, "as famílias beneficiárias do Programa Bolsa Família têm o compromisso com o programa de comparecerem periodicamente às Unidades Básicas de Saúde de referência para acompanhamento da saúde, cumprindo acompanhamentos de: pré-natal, crescimento e desenvolvimento das crianças preconizados pelo Ministério da Saúde e calendário de vacinação. Desta forma é possível monitorar a saúde da população alvo que recebe o benefício. Com freqüência, as famílias realizam o cadastro, recebem o benefício e não comparecem às Unidades de Saúde para realizarem este acompanhamento (que deve ser informado duas vezes por ano para o governo), resultando em muitas famílias recebendo sem serem devidamente acompanhadas na saúde", explicou.

Mariana acrescenta que, por parte da Atenção Básica, é realizada busca ativa a estas famílias para que elas compareçam as unidades, no que muitas vezes não obtemos sucesso infelizmente. Ainda há o agravante dessas famílias serem cadastradas em endereços de terceiros por elas fornecidos, dificultando ainda mais a busca destes beneficiários.

Portanto as famílias que recebem o benefício e que ainda não realizaram o acompanhamento este ano, devem procurar suas Unidades Básicas de Saúde de referência até o dia 30 de maio de 2017 para realizar o devido acompanhamento, não esquecendo de levar o número ou cartão do NIS. Prazo a ser cumprido para não prejudicar o repasse dos benefícios às famílias.

Consequências:

Ela alerta que as famílias beneficiadas que tiverem algum membro que não cumpriu as condicionalidades ficam sujeitas às sanções do Programa, sendo a primeira o bloqueio do benefício por 30 dias. mparecer nas unidades de saúde de Ponta Porã.

Deixe seu Comentário

Leia Também

ECONOMIA

Cesta básica nacional terá 15 alimentos com imposto zerado

SAÚDE

SUS terá sala de acolhimento para mulheres vítimas de violência

ECONOMIA

Reforma propõe devolução de 50% em luz, água e gás a mais pobres

SAÚDE

Brasil tem quase 4 milhões de casos prováveis de dengue