sexta, 26 de abril de 2024
Ponta Porã

Campus Ponta Porã do IFMS realiza primeiras oficinas de ideias inovadoras

07 julho 2016 - 11h34Por IFMS
Fruto de uma parceria entre o Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) e a empresa de tecnologia Intel, o Campus Ponta Porã promoveu nessa segunda-feira, 4, o primeiro Maker Day da instituição, oficina realizada junto a estudantes do ensino fundamental e médio que visa à criação e desenvolvimento de protótipos voltados para a solução de problemas cotidianos.

As atividades ocorreram durante o dia todo, com a participação de 40 estudantes da Escola Estadual Pedro Afonso Pereira Goldoni, do distrito de Sanga Puitã, e integrantes do projeto social "Fortalecendo o Futuro", do qual o IFMS é parceiro.

"Para grande parte dos estudantes foi o primeiro contato com esse tipo de tecnologia. Eles participaram ativamente, trabalhando em grupo. As oficinas geraram muitas ideias boas a partir da experiência diária deles", afirmou o professor do Campus Ponta Porã, Guilherme Princival, um dos responsáveis pelo Maker Day no município.

Na atividade, os participantes são divididos em grupos. Eles recebem orientações e auxílio no desenvolvimento de projetos, da concepção da ideia até a execução. Entre as etapas da oficina estão o processo de ideação, a partir de técnicas de brainstorming, e seleção das melhores ideias.

A partir daí, ocorre a fase de programação, que prevê o desenvolvimento das ideias com o uso de kits, doados pela Intel, compostos por itens como led, buzina, botões e sensores, e a apresentação do projeto. A duração média total é de quatro horas.

Parceria – A previsão é que os Maker Days sejam realizados também nos campi Campo Grande e Nova Andradina, além de outras datas em Ponta Porã.

As oficinas são ministradas por professores do IFMS que passaram por uma capacitação realizada no mês passado na reitoria da instituição. O treinamento foi organizado pela Pró-Reitoria de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação (Propi), em conjunto com a Intel.
Segundo o pró-reitor de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação, Marcos Naka, a parceria com a empresa teve seu primeiro passo no final do ano passado.

"Ela foi primeiramente idealizada pelo professor de Nova Andradina, Rodrigo Duran. A ideia central da parceria é iniciar a formação para pesquisa aplicada desde o ensino fundamental, por meio de ações do IFMS junto a escolas públicas. Numa visão mais macro, pretende-se verticalizar as ações até a pós-graduação, em conjunto com outras instituições de ensino do estado", explicou o pró-reitor.

Agenda – Em Ponta Porã estão previstas outras oficinas nos dias 11, 12, 13, 20 e 27 de julho e em 14, 21 e 28 de setembro. Nelas, o público será composto por estudantes do curso técnico integrado em Informática.
A expectativa é de que 25 discentes participem de cada atividade. Além do professor Guilherme, também são responsáveis pelo evento no município os docentes Celso Costa e Marcos Vilhanueva.
Já em Nova Andradina e Campo Grande, os Maker Days ocorrem de 27 a 29 de julho e 19 a 21 de setembro, respectivamente.

Os interessados podem se inscrever por meio de um formulário online disponibilizado no endereço www.ifms.edu.br/semanact.
Maratona Maker – A Intel promove a Maratona Maker para estimular crianças e jovens do Brasil a ter ideias e construir soluções para problemas do cotidiano.
As inscrições das ideias podem ser feitas por estudantes do ensino fundamental e médio até 30 de setembro, pela página da competição.

As 50 melhores receberão MakerKits para desenvolverem os projetos a partir dos protótipos construídos. Além disso, os três melhores grupos viajarão a São Paulo para a final da competição.

Deixe seu Comentário

Leia Também

ECONOMIA

Cesta básica nacional terá 15 alimentos com imposto zerado

SAÚDE

SUS terá sala de acolhimento para mulheres vítimas de violência

ECONOMIA

Reforma propõe devolução de 50% em luz, água e gás a mais pobres

SAÚDE

Brasil tem quase 4 milhões de casos prováveis de dengue