Menu
Busca quinta, 22 de outubro de 2020
Ponta Porã

Campus Ponta Porã do IFMS realiza primeiras oficinas de ideias inovadoras

07 julho 2016 - 11h34Por IFMS
Fruto de uma parceria entre o Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) e a empresa de tecnologia Intel, o Campus Ponta Porã promoveu nessa segunda-feira, 4, o primeiro Maker Day da instituição, oficina realizada junto a estudantes do ensino fundamental e médio que visa à criação e desenvolvimento de protótipos voltados para a solução de problemas cotidianos.

As atividades ocorreram durante o dia todo, com a participação de 40 estudantes da Escola Estadual Pedro Afonso Pereira Goldoni, do distrito de Sanga Puitã, e integrantes do projeto social "Fortalecendo o Futuro", do qual o IFMS é parceiro.

"Para grande parte dos estudantes foi o primeiro contato com esse tipo de tecnologia. Eles participaram ativamente, trabalhando em grupo. As oficinas geraram muitas ideias boas a partir da experiência diária deles", afirmou o professor do Campus Ponta Porã, Guilherme Princival, um dos responsáveis pelo Maker Day no município.

Na atividade, os participantes são divididos em grupos. Eles recebem orientações e auxílio no desenvolvimento de projetos, da concepção da ideia até a execução. Entre as etapas da oficina estão o processo de ideação, a partir de técnicas de brainstorming, e seleção das melhores ideias.

A partir daí, ocorre a fase de programação, que prevê o desenvolvimento das ideias com o uso de kits, doados pela Intel, compostos por itens como led, buzina, botões e sensores, e a apresentação do projeto. A duração média total é de quatro horas.

Parceria – A previsão é que os Maker Days sejam realizados também nos campi Campo Grande e Nova Andradina, além de outras datas em Ponta Porã.

As oficinas são ministradas por professores do IFMS que passaram por uma capacitação realizada no mês passado na reitoria da instituição. O treinamento foi organizado pela Pró-Reitoria de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação (Propi), em conjunto com a Intel.
Segundo o pró-reitor de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação, Marcos Naka, a parceria com a empresa teve seu primeiro passo no final do ano passado.

"Ela foi primeiramente idealizada pelo professor de Nova Andradina, Rodrigo Duran. A ideia central da parceria é iniciar a formação para pesquisa aplicada desde o ensino fundamental, por meio de ações do IFMS junto a escolas públicas. Numa visão mais macro, pretende-se verticalizar as ações até a pós-graduação, em conjunto com outras instituições de ensino do estado", explicou o pró-reitor.

Agenda – Em Ponta Porã estão previstas outras oficinas nos dias 11, 12, 13, 20 e 27 de julho e em 14, 21 e 28 de setembro. Nelas, o público será composto por estudantes do curso técnico integrado em Informática.
A expectativa é de que 25 discentes participem de cada atividade. Além do professor Guilherme, também são responsáveis pelo evento no município os docentes Celso Costa e Marcos Vilhanueva.
Já em Nova Andradina e Campo Grande, os Maker Days ocorrem de 27 a 29 de julho e 19 a 21 de setembro, respectivamente.

Os interessados podem se inscrever por meio de um formulário online disponibilizado no endereço www.ifms.edu.br/semanact.
Maratona Maker – A Intel promove a Maratona Maker para estimular crianças e jovens do Brasil a ter ideias e construir soluções para problemas do cotidiano.
As inscrições das ideias podem ser feitas por estudantes do ensino fundamental e médio até 30 de setembro, pela página da competição.

As 50 melhores receberão MakerKits para desenvolverem os projetos a partir dos protótipos construídos. Além disso, os três melhores grupos viajarão a São Paulo para a final da competição.

Deixe seu Comentário

Leia Também

POLÍCIA
Com apreensão de caminhão com quase três toneladas de maconha DOF mais que dobrou o volume de drogas apreendido em 2019
ECONOMIA
Brasileiros mantêm expectativa de inflação em 4,7%, diz FGV
LEGISLATIVO
Parlamentares devem apreciar três matérias na sessão ordinária desta quinta-feira
SAÚDE
ANS encerra amanhã consulta sobre boas práticas em parto