sexta, 26 de abril de 2024
CIDADES

Com “Covidímetro”, estudo prevê pico da covid-19 e colapso da saúde em 11 dias

Cálculos feitos por professores da UFMS projetam pico e lotação de leitos entre os dias 8 e 11 do próximo mês

28 julho 2020 - 16h30Por Campo Grande News

Mato Grosso do Sul enfrentará o pico da covid-19 e deve experimentar o colapso no sistema de saúde entre os dias 8 e 11 de agosto, quando o Estado terá superado os 28 mil casos acumulados da doença.

As projeções são dos professores Erlandson Saraiva, do Instituto de Matemática, e Leandro Sauer, da Escola de Administração e Negócios, no mais recente estudo divulgado pela UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) desde o início da pandemia do novo coronavírus.

Os cálculos foram feitos por meio de modelo matemático proposto por professores da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro) e que foi aplicado à realidade local, e fórmula criada pelos próprios pesquisadores, que retornaram resultados muito parecidos. A análise tem como base estatísticas coletadas entre os dias 14 de março (quando foi divulgada a chegada do novo vírus ao Estado) e 26 de julho, domingo passado.

“Nas últimas quatro semanas, a gente percebia a doença se comportando sempre de maneira explosiva, mas falando do Estado, agora conseguimos enxergar num horizonte relativamente próximo, o pico”, explicou o professor Leandro Sauer.

A análise mostra que em 30 de junho eram 7.965 positivos em Mato Grosso do Sul. O número saltou para 21.514 no último domingo – aumento de 170,11% e arredondando para cima, quase o triplo em pouco menos de 1 mês.

O modelo da UFRJ chegou à conclusão ainda que no Estado cada pessoa infectada transmite a doença para em média 1,2 outras, o que indica risco moderado de propagação da doença. O cálculo é feito por meio do “Covidímetro”, nome dado para uma espécie de índice de infecção.

Se o crescimento da doença se mantiver neste ritmo, não for freado por exemplo por medidas restritivas que estimulem o isolamento social mais radical, a projeção é de colapso, ou seja, ocupação de todos os leitos de UTI (Unidades de Tratamento Intensivo) disponíveis no Estado em 11 de agosto. A conta também leva em consideração o número de vagas para pacientes graves disponíveis no SUS (Sistema Único de Saúde) até o dia 26, quando eram 418.

Capital – Em Campo Grande, o quadro é pior. Um contaminado transmite a doença para em média 1,7 pessoas. A Capital tinha 2.241 casos de coronavírus em 30 de junho, número que saltou para 8.883 em 26 de julho, acréscimo de 296,39%. Os 6.642 casos registrados somente em julho representam 74,77% do total de confirmados na cidade desde o início. Além disso, os dados mostram que a quantidade de casos dobra em média a cada 13 dias.

O estudo das estatísticas e o “Covidímetro” mostram, segundo os pesquisadores, o colapso (lotação) das UTIs chegará no dia 16 de agosto, mas o mais grave é que o aumento expressivo no número de casos pode perdurar, jogando o pico para setembro.

“Estamos em cenário de crescimento exponencial de casos. Infelizmente, se nada for feito para conter a proliferação da doença, continuaremos neste cenário por todo o mês de agosto. Somente no início de setembro que começará a diminuir”, explicam os pesquisadores.

Até o dia 26, a macrorregião de Campo Grande tinha 234 UTIs pelo SUS, conforme boletim da SES (Secretaria Estadual de Saúde). A Capital já conta nesta terça-feira (28) com 274 vagas para pacientes graves, contando as disponibilizadas nos hospitais públicos e privados, mas especialistas são unânimes em dizer que a velocidade de inauguração de novos leitos é bem menor que o avanço da doença.

“Esses resultados mostram a necessidade de a população continuar seguindo as orientações de especialistas da área da saúde para se manter o isolamento social sempre que possível. Este procedimento é necessário para que as quantidades registradas em uma semana estejam sempre abaixo da curva estimada. Pois somente desta maneira obteremos o desejado “achatamento” da curva e evitaremos o colapso do sistema de saúde”, avalia a pesquisa.

Paciente respirando or ambú, equipamento que exige a manipulação de um profissional de saúde o tempo toto (Foto: Santa Casa/Divulgação)
Sinais - Campo Grande tem recebido sinais desde o fim de semana de que o sistema está no limite. Na segunda-feira (27), a Santa Casa convocou coletiva para informar que estava 100 lotadas e que, entre a noite de domingo e a madrugada de ontem, precisou manter em respiradores manuais 5 pacientes que necessitava do suporte à vida. O hospital é referência no atendimento em alta complexidade e, durante a pandemia, está concentrando os pacientes vítimas de traumas para deixar leitos no HR (Hospital Regional), por exemplo, livres para as vítimas da covid-19.

E não é só na rede pública. Também ontem, seis dias depois de inaugurar a 3ª ala de UTI para pacientes com o coronavírus, o Hospital da Unimed só tinha 1 leito disponível. Eram 29 das 30 vagas ocupadas.


 

Deixe seu Comentário

Leia Também

GERAL

Patentes: tratado pode estabelecer lucro para povos tradicionais

MERCADO

Exportações brasileiras de carne bovina sinalizam possível recorde mensal

ECONOMIA

Produção local pode melhorar alimentação em centros urbanos

QUINA

Aposta feita em MS leva mais de R$ 11 milhões na Loteria