sexta, 26 de abril de 2024
Educação

Continuam abertas até 1º de março as inscrições para o Programa Vale Universidade

16 fevereiro 2016 - 16h03Por Fonte: perfilnews
stão abertas as inscrições do Programa Vale Universidade edição de Verão. Os interessados devem realizar as inscrições até o dia 1º de março pelo site da Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho (Sedhast).

Foi o que fez a estudante Lissa Mayara dos Santos Andrade, 20 anos, que cursa psicologia na Unigran Capital. Em 2013 já no início do primeiro semestre ela fez a inscrição e foi selecionada para ser beneficiária do programa. “A opção pelo Vale Universidade foi a oportunidade de cursar uma faculdade com tranquilidade sem obter dívidas, pela segurança e estabilidade. Sem o benefício eu não teria condições de bancar o valor das mensalidades”, assegura a acadêmica.

Com 500 vagas nesta edição, o programa do Governo do Estado já beneficia 2 mil estudantes universitários de baixa renda com auxílio financeiro até a conclusão do curso. No total são 90% de incentivos, sendo 70% pagos pelo Governo do Estado, mais 20% de desconto por parte da instituição de ensino superior.

Para o acadêmico que estuda em universidade pública, o valor do benefício social será equivalente à média do valor do benefício destinado aos acadêmicos das instituições privadas. Nesse caso, o valor é depositado diretamente na conta do estudante.

Um grande atrativo do programa é o estágio de 20 horas semanais direcionado na área de atuação do acadêmico. A futura psicóloga Lessa Andrade, estagia desde o início do curso e relata que essa experiência proporciona bagagem para enfrentar o mercado de trabalho. “O estágio é muito gratificante, pois aprendo todos os dias e isso é uma ótima oportunidade para nós futuros profissionais. Já estagiei na Delegacia de Proteção a Criança e ao Adolescente (DPCA) e também na Promotoria de Justiça da Infância e Juventude, locais em que pude conviver com grandes profissionais. Isso só me trouxe muitas experiências”, disse a estudante.

CRITÉRIOS

Pode participar do programa o acadêmico que comprove renda individual igual ou inferior a R$ 1.448,00 e renda familiar mensal de até R$ 2.896,00, além de estar matriculado em curso presencial de bacharelado ou licenciatura autorizado pelo Ministério da Educação (MEC).

O estudante não pode possuir diploma em outro curso superior; deve morar no Estado há mais de dois anos; não ser beneficiado por qualquer outro tipo de benefício ou de auxílio financeiro com a mesma finalidade do Vale Universidade e não ter registro de reprovação de qualquer disciplina na data de inscrição e convocação; não possuir, simultaneamente, outro membro da família beneficiado neste programa.

SELEÇÃO

Encerradas as inscrições, será feita a classificação preliminar dos candidatos. Os nomes dos pré-selecionados serão divulgados na internet, na página eletrônica da Sedhast e nas instituições de ensino superior conveniadas. O acadêmico deverá comparecer no dia, hora e local designados para apresentar a documentação e passar por entrevista.

Deixe seu Comentário

Leia Também

ECONOMIA

Cesta básica nacional terá 15 alimentos com imposto zerado

SAÚDE

SUS terá sala de acolhimento para mulheres vítimas de violência

ECONOMIA

Reforma propõe devolução de 50% em luz, água e gás a mais pobres

SAÚDE

Brasil tem quase 4 milhões de casos prováveis de dengue