sexta, 26 de abril de 2024

Mercado futuro do BM&F. Uma forma inteligente de se proteger contra a variações do preço

27 julho 2012 - 17h05
Divulgação (TP)

A bolsa de mercadorias e futuros, mais conhecida como BM&F, trás grandes benefícios aos produtores rurais, pecuárias, empresários e pessoas interessadas a investirem em soja, milho,dólar,juros, boi gordo, etanol, café e títulos da divida brasileira. Com o desenvolvimento tecnológico das bolsa, hoje é possível realizar operações de hedge ( proteção de preço ) ou ate mesmo realizar uma especulação ( caso o investidor acredite em uma alta dos preço, ele compra contratos, caso acredite em uma baixa, vende-se contratos relativo ao ativo-objeto da negociação, como commodities, títulos públicos ou ações.

Mas a principal vertente da BM&F é a possibilidade de utilizar seus DERIVATIVOS ( Contratos futuros, opções ,contratos a termos e outros ) para se proteger da quedas dos preços de suas commodities, ou seja a BM&F é uma das ferramentas que diminui o risco da variação do preço. Vamos dar um exemplo; um produtor de milho teme que o preço irá cair, para ele se proteger dessa queda , ele vende contratos futuros. Uma industria de ração animal teme a alta do milho , ela compra contratos futuros , travando assim seu financeiro a um preço pré-estabelecido, o produtor e a industria já sabem antecipadamente qual vai ser seus risco.

Pensando nesse tipo de travamento de preço, a Domus Invest em parceria com a FAP realizará um curso para ensinar as pessoas ligadas ao agronegócio, a utilizarem essas ferramentas para obter um lucro maior ou redução do risco.
O curso será ministrado por Daniel Camargo, ddministrador graduado pela Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul (UEMS), campus de Ponta Porã; certificado pela BM&FBovespa como operador profissional; certificado pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM) como agente autônomo de investimento através da Associação Nacional das Corretoras de Valores (Ancor) e cursando MBA (Master Business Administration) na Fundação Getúlio Vargas (FGV) em gestão de ativos financeiros. realizado no Hotel Barcelona dia 04/08/2012. Informações 67-3431-2600 ou 67-9211-6030 .

Programação do curso.

Aprenda operar o mercado futuro.( Programação Soja-Milho-Boi Gordo e Dólar).

1. Mercado futuro – conceitos iniciais.

2. Derivativos.

3. Contratos a termos.

4. Contratos Futuros. ( nomenclatura, padronização, margem de garantia,
ajustes diários e estratégias especulativas em soja,milho, boi gordo e dólar ).

5. Opções

o Opções de compra ( Seguro de alta ).

o Opções de venda ( Seguro de baixa ).

6. Tipos de hedge

o Hegde ativo.

o Hedge tradicional.

o Hedge utilizando opções .

7. Análise Técnica ( conceitos iniciais ) para efetivação do hedge.

o Tendência.

o Médias Móveis.

o Volume.

o Book de ofertas.

o Home-Broker.


Atendimento personalizados pós curso para a elaboração do hedge ou estratégias especulativas conforme as necessidades da empresas ou pessoa física.


Ed Moreno

Deixe seu Comentário

Leia Também

ECONOMIA

Cesta básica nacional terá 15 alimentos com imposto zerado

SAÚDE

SUS terá sala de acolhimento para mulheres vítimas de violência

ECONOMIA

Reforma propõe devolução de 50% em luz, água e gás a mais pobres

SAÚDE

Brasil tem quase 4 milhões de casos prováveis de dengue