sexta, 26 de abril de 2024

Dourados, Ponta Porã e Três Lagoas realizam etapas regionais da 1ª Consocial/MS

Dourados, Ponta Porã e Três Lagoas realizam etapas regionais da 1ª Consocial/MS

17 fevereiro 2012 - 15h20
DouradosAgora

Acontece na última semana de fevereiro a Conferência Regional sobre Transparência e Controle Social nos municípios de Dourados, Ponta Porã e Três Lagoas.

Os encontros são preparatórios para a etapa estadual da conferência sobre o tema - a 1ª Consocial/MS - e o objetivo é reunir a sociedade para discutir a transparência na aplicação dos recursos públicos.

A Consocial conta com uma Comissão Organizadora Estadual, que é composta por entidades da sociedade civil, do poder público e dos conselhos de políticas públicas.

Para o auditor-geral do Estado e presidente da conferência estadual, Rédel Furtado Néres, os debates que ocorrem na Consocial objetivam também aumentar a preocupação popular com o controle da gestão pública.

Em Dourados, a sociedade civil está coordenando o processo através da Ordem dos Advogados do Brasil e a conferência receberá representantes dos municípios vizinhos nos dias 27 e 28 de fevereiro.

Ponta Porã sediará a Consocial da Região Sul Fronteira nos dias 28 e 29 de fevereiro.

Também nos dias 28 e 29 o evento acontecerá em Três Lagoas, que receberá os representantes dos municípios da região do Bolsão.

A conferência regional é uma das etapas preparatórias para a 1ª Conferência Estadual sobre Transparência e Controle Social, que acontecerá em março na Capital.

Depois de realizada a etapa estadual as diretrizes serão levadas à Consocial Nacional e as propostas resultantes de todo o processo conferencial subsidiarão a criação do Plano Nacional sobre Transparência e Controle Social, além de fortalecer ainda mais a democracia no País.

Os três municípios concluirão o circuito das etapas regionais da Consocial. Desde o mês de dezembro do ano passado vêm sendo realizadas conferências por todo o estado.

Ao todo já aconteceram seis regionais sediadas pelos municípios de Campo Grande, São Gabriel do Oeste, Corumbá, Bonito, Nova Andradina e Mundo Novo, além de conferências municipais em Aquidauana, Costa Rica, Naviraí e Itaquiraí.

A Consocial em Mato Grosso do Sul
Em Mato Grosso do Sul a 1ª Conferência Estadual sobre Transparência e Controle Social foi convocada pelo governo estadual e acontece nos dias 29 e 30 de março de 2012, em Campo Grande.

A Comissão Organizadora Estadual é composta por entidades representantes da sociedade civil, do poder público e dos conselhos de políticas públicas.

A Consocial é precedida de etapas regionais e municipais cujo objetivo é discutir a temática do evento, definir propostas e eleger representantes locais que participarão da conferência estadual.

Mobilização nacional
A transparência na administração pública, o controle social e o combate à corrupção são temas discutidos na 1ª Conferência sobre Transparência e Controle Social, movimento que vem acontecendo em todo o Brasil desde julho de 2011.

A 1ª Consocial é fruto de uma solicitação feita pela sociedade ao Poder Executivo Federal e tem como tema “A Sociedade no Acompanhamento e Controle da Gestão Pública”.

A pretensão é mobilizar mais de um milhão de brasileiros, que serão representados por cerca de 1.200 delegados esperados para a etapa nacional que acontece entre os dias 18 e 20 de maio de 2012, em Brasília.

Em nível nacional a Consocial está sob a responsabilidade da Controladoria-Geral da União – CGU, e em Mato Grosso do Sul é coordenada pela Auditoria-Geral do Estado.

O objetivo maior da conferência é estabelecer com os cidadãos, organizações da sociedade civil, conselhos de políticas públicas e com governos estaduais e municipais as diretrizes para a construção de um Plano Nacional sobre Transparência e Controle Social. (Governo do Estado de Mato Grosso do Sul)

Deixe seu Comentário

Leia Também

ECONOMIA

Cesta básica nacional terá 15 alimentos com imposto zerado

SAÚDE

SUS terá sala de acolhimento para mulheres vítimas de violência

ECONOMIA

Reforma propõe devolução de 50% em luz, água e gás a mais pobres

SAÚDE

Brasil tem quase 4 milhões de casos prováveis de dengue