sexta, 26 de abril de 2024

Educação conclui curso de informática e entrega certificados

Educação conclui curso de informática e entrega certificados

01 outubro 2012 - 17h15
Divulgação (TP)

O mundo atual está cada vez mais informatizado e o desenvolvimento tecnológico tem proporcionado mudanças em todos os setores da sociedade. O mercado de informação é, atualmente, disputado por todos os países do mundo, visto que a informação passa a ser mercadoria preciosa para a manutenção ou elevação dos padrões de competitividade. O domínio das novas tecnologias constitui hoje um desejo de todos.


Com o intuito de contribuir para que os professores possam enfrentar mais esse desafio, a Prefeitura de Ponta Porã, través da Secretaria Municipal de Educação e do Núcleo de Tecnologia Educacional Municipal de Ponta Porã - NTEM, capacita os docentes da Rede Municipal de Ensino para o trabalho com as novas tecnologias de informática e telecomunicações não apenas para um novo trabalho docente; preparam para o ingresso em uma nova cultura, apoiada em tecnologia que suporta e integra processos de interação e comunicação. Em outras palavras, redimensionar o papel que o professor deverá desempenhar na formação do cidadão do século XXI.


No ano letivo de 2012 foram oferecidos os cursos de Informática Básica, Curso Elaboração de Projetos, Introdução a Educação Digital, e foram capacitados também através da Universidade Federal de MS, Professores da Escola Municipal Maria Ligia Borges Garciaparticipantes do Projeto UCA – Um computador por aluno.


A entrega dos certificados aos concluintes dos cursos foi realizada na quinta-feira passada, numa solenidade na Prefeitura.

O Projeto UCA

O principal objetivo do projeto UCA é a disponibilização de computadores portáteis educacionais, bem como promover formação a professores e gestores escolares para seu uso na educação.

Em Ponta Porã o projeto UCA é desenvolvido na Escola Municipal Maria Ligia Borges Garcia. São no total 445 laptops distribuídos aos alunos com um corpo docente atuante e participativo. No total foram 25 professores concluintes do Curso de Capacitação para utilização do UCA. O curso foi ministrado pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul através da plataforma moodle e com encontros presenciais, realizados pela equipe do NTEM.

O Curso de Informática Básica foi oferecido no Laboratório do Núcleo de Tecnologia Educacional Municipal tendo 21 concluintes como também nos CAATs – Centros de Aprendizagem e Aperfeiçoamento Tecnológico das Escolas : Ignês Andreazza -19 concluintes, Conceição Capiberibe Saldanha- 60, Ramiro Noronha- 15, Jardim Ivone- 47, Cooporã- 37, Marcondes Fernandes- 58, e na Biblioteca do Sesi- 31 concluintes .

A Informática Básica é requisito mínimo para que os docentes possam participar de outros cursos ofertados pelo NTEM. Pensando nisso, o curso contou com uma carga horária de 40 horas e abrangeu os módulos de Sistema Operacional, Paint, Word, Power Point e Excel.

Já o Curso Elaboração de Projetos com carga horária de 40 horas, que teve 26 concluintes, visa capacitar os professores e gestores escolares para que eles possam desenvolver projetos a serem utilizados na sala de aula junto aos alunos, integrando as tecnologias de educação existentes na escola.

O curso contou com encontros presenciais e atividades à distancia pela plataforma e-proinfo do Ministério da Educação. Teve como tutores os multiplicadores do Núcleo de Tecnologia Educacional Municipal, Professora Mirian Moreno e Professora Caroline Cavalcante de Castro.

O curso Introdução à Educação Digital com carga horária de 40 horas teve 29 concluintes. Realizado no NTEM, teve como objetivo possibilitar aos professores e gestores escolares a utilização de recursos tecnológicos, tais como: processadores de texto, apresentações multimídia, recursos da Web para produções de trabalhos escritos/multimídia, pesquisa e análise de informações na Web, comunicação e interação (e-mail, lista de discussão, bate-papo, blogs).

O curso contou com encontros presenciais e atividades à distancia pela plataforma e-proinfo do Ministério da Educação. Teve como tutores os multiplicadores do Núcleo de Tecnologia Educacional Municipal, Professor Rubens de Oliveira Paz e Roney Dourisboure Marques.

A diretora do NTEM, Ruth Moura Derzi, explica que a apropriação adequada das TICs – Tecnologia da Informação e Comunicação pelos educadores hoje consiste em “Transformar informações em conhecimento que é o grande desafio dos professores”. Segundo ela, meios tecnológicos como o computador, a máquina fotográfica digital, e as ferramentas audiovisuais são hoje recursos que já fazem parte da realidade das escolas municipais em Ponta Porã.

Em Ponta Porã, todas as escolas municipais possuem laboratório de informática e junto um professor responsável pela utilização e integração dos meios tecnológicos como ferramenta educacional.

A secretária municipal de educação, Professora Joelma Nascimento Moura, considera que as novas tecnologias trouxeram um grande impacto sobre a Educação desenvolvida nos dias atuais, criando novas formas de aprendizado, a disseminação do conhecimento e, especialmente, novas relações entre professor e aluno.

“Hoje podemos afirmar a importância da atualização na área da Informática e da apropriação adequada das TICS – Tecnologia da Informação e Comunicação pelo professor. A tecnologia é uma ferramenta que evolui em uma dimensão extraordinária, e este fato deve ser considerado na educação”, declarou.

De acordo com Joelma, “a todo tempo acontecem novas descobertas na tecnologia que, se não for associadas à educação, deixaremos de ter qualidade no ensino. Por isso, estamos atentos e o reflexo de toda essa preocupação está no resultado do Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica). Conseguimos melhorar a nossa média, atingindo a nota planejada para o ano de 2015.

Aproveito a oportunidade para parabenizar todos os cursistas, pelo esforço, pela dedicação e pela vontade em aprender”, finalizou Joelma.

Deixe seu Comentário

Leia Também

ECONOMIA

Prévia da inflação oficial recua para 0,21% em abril

MATO GROSSO DO SUL

Prêmio melhores práticas de segurança pública vai distribuir R$ 35 mil

GERAL

Patentes: tratado pode estabelecer lucro para povos tradicionais

MERCADO

Exportações brasileiras de carne bovina sinalizam possível recorde mensal