sexta, 26 de abril de 2024
Dourados

Educadores decidem manter paralisação na Rede Municipal em Dourados

27 junho 2016 - 12h50Por Fonte: douradosnews
Educadores da Rede Municipal de Ensino de Dourados decidiram continuar a paralisação, durante assembleia realizada na manhã de hoje (27) na praça Antônio João. A reunião foi mediante a uma proposta feita pela administração municipal para que os profissionais suspendessem a greve para continuar as negociações. A medida teria sido entregue a classe na última sexta-feira (24).

"A proposta feita durante a reunião na semana passada é para que parasse o movimento e assim continuarmos com a negociação. Então decidimos fazer essa assembleia com os professores, para decidir se aceitaríamos ou não. Durante a reunião foi definido para continuarmos a paralisação", disse a presidente do Simted (Sindicato Municipal dos Trabalhadores em Educação de Dourados), Gleice Jane Barbosa.

A greve teve início na quinta-feira (23) e já conta com a adesão e 70% das escolas, segundo o sindicato.

As reivindicações da classe são a incorporação do Adicional de Incentivo ao Magistério Municipal, que segundo o Simted, deveria ter sido pago a partir de 1º de abril; o pagamento do percentual da diferença do piso para 20 horas em outubro, negociado durante a greve de 2014 e previsto em lei, entre outros.

O Dourados News entrou em contato com a secretária Municipal de Educação, Ilda Kudo, buscando informações pelo caso e por telefone ela confirmou a proposta assim como disse que o município está aberto a negociação, no entanto é ‘complicado’ manter as conversas com a greve.

"Conversamos e esclarecemos a situação para os professores, não pedimos para eles acabarem com a greve apenas em suspender, os mais prejudicados são os alunos e por fim os educadores também, pois ao término terão que repor essas aulas nos sábados. Nós estamos abertos para negociação, mas quando a lei foi aprovada o cenário econômico era outro, a crise chegou a Dourados e a administração municipal está buscando formas para cumprir a lei, mas infelizmente não tem como nesse momento, então pedimos para eles suspenderem a paralisação e continuarmos a negociar até chegar a uma solução", contou a secretária.

Ela disse ainda que, a adesão pela paralisação é pequena e que todos os centros de educação infantil estão funcionando normalmente. A greve atinge poucas escolas, segundo Kudo, apenas 11% paradas das 79 unidades escolares.

Deixe seu Comentário

Leia Também

ECONOMIA

Cesta básica nacional terá 15 alimentos com imposto zerado

SAÚDE

SUS terá sala de acolhimento para mulheres vítimas de violência

ECONOMIA

Reforma propõe devolução de 50% em luz, água e gás a mais pobres

SAÚDE

Brasil tem quase 4 milhões de casos prováveis de dengue