Menu
Busca sábado, 16 de janeiro de 2021
Novembro Azul

Em campanha pelo "Novembro Azul", hospital age na prevenção ao câncer

09 novembro 2016 - 14h15Por Fonte: correiodoestado
Em alusão ao mês dedicado à saúde dos homens "Novembro Azul", o Hospital de Câncer de Campo Grande - Alfredo Abrão oferece exame gratuito com objetivo de prevenir a doença.

A unidade que atende apenas casos já diagnosticados trabalha neste mês de maneira preventiva. Para isso, oferece, gratuitamente, exames PSA (sangue), cujo público-alvo são homens a partir dos 45 anos. Casos suspeitos da doença serão investigados, e, se confirmados, serão encaminhados para tratamento.

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), o câncer de próstata é o segundo tipo mais comum no Brasil (atrás apenas do câncer de pele não-melanoma). A previsão é de 61 mil novos casos desse tipo no país. Em Mato Grosso do Sul, deverão ser diagnosticados 1 mil novos casos.

Quando diagnosticado e tratado no início, o risco de mortalidade é reduzido, alertam especialistas. O reforço no atendimento é feito até o dia 30 deste mês. O hospital fica na Rua Marechal Rondon, 1053.

Próstata

Glândula que faz parte do sistema reprodutor masculino produzindo (secretando) líquido que se junta à secreção da vesícula seminal para formar o sêmen (esperma) e auxilia no transporte dos espermatozoides. O órgão muito pequeno tem a forma de maçã e se situa logo abaixo da bexiga e à frente do reto. A próstata envolve a porção inicial da uretra, tubo pelo qual a urina armazenada na bexiga é eliminada.

Câncer

É um tumor que se desenvolve quando as células da glândula da próstata se multiplicam e crescem descontroladamente.

Sintomas

Em estágio inicial, geralmente, não causa sintomas, por isso é importante consultar médico e realizar os exames periodicamente.

•Dor ou ardor durante a micção;

•Dificuldade em iniciar e manter um fluxo constante de urina; fluxo urinário fraco/interrompido; micção excessiva durante a noite, micção frequente ou incontinência;

•Disfunção erétil, impotência;

•Sangue na urina ou no esperma;

•Perda do controle da bexiga ou intestino devido a pressão do tumor sobre a medula espinhal.

•Se a doença se disseminou, o homem pode apresentar sintomas como dor nas costas, quadris, coxas, ombros ou outros ossos.

É importante ressaltar que outras doenças e também benignas da próstata, como hiperplasia prostática, podem apresentar os mesmos sintomas. Por isso, é importante procurar médico especialista para diagnóstico correto.

Deixe seu Comentário

Leia Também

CUIDADO
Janeiro Branco e os cuidados com saúde emocional em meio a uma pandemia
SELVÍRIA
Paulista é autuado por derrubada de árvores e incêndio ilegal da vegetação nativa
CORONAVÍRUS
Em 24 horas MS registra 1.316 exames positivos de Covid-19 e 13 mortes
JUSTIÇA
Senacon adotas medidas para combater comércio de vacinas falsificadas