sexta, 26 de abril de 2024
Novembro Azul

Em campanha pelo "Novembro Azul", hospital age na prevenção ao câncer

09 novembro 2016 - 14h15Por Fonte: correiodoestado
Em alusão ao mês dedicado à saúde dos homens "Novembro Azul", o Hospital de Câncer de Campo Grande - Alfredo Abrão oferece exame gratuito com objetivo de prevenir a doença.

A unidade que atende apenas casos já diagnosticados trabalha neste mês de maneira preventiva. Para isso, oferece, gratuitamente, exames PSA (sangue), cujo público-alvo são homens a partir dos 45 anos. Casos suspeitos da doença serão investigados, e, se confirmados, serão encaminhados para tratamento.

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), o câncer de próstata é o segundo tipo mais comum no Brasil (atrás apenas do câncer de pele não-melanoma). A previsão é de 61 mil novos casos desse tipo no país. Em Mato Grosso do Sul, deverão ser diagnosticados 1 mil novos casos.

Quando diagnosticado e tratado no início, o risco de mortalidade é reduzido, alertam especialistas. O reforço no atendimento é feito até o dia 30 deste mês. O hospital fica na Rua Marechal Rondon, 1053.

Próstata

Glândula que faz parte do sistema reprodutor masculino produzindo (secretando) líquido que se junta à secreção da vesícula seminal para formar o sêmen (esperma) e auxilia no transporte dos espermatozoides. O órgão muito pequeno tem a forma de maçã e se situa logo abaixo da bexiga e à frente do reto. A próstata envolve a porção inicial da uretra, tubo pelo qual a urina armazenada na bexiga é eliminada.

Câncer

É um tumor que se desenvolve quando as células da glândula da próstata se multiplicam e crescem descontroladamente.

Sintomas

Em estágio inicial, geralmente, não causa sintomas, por isso é importante consultar médico e realizar os exames periodicamente.

•Dor ou ardor durante a micção;

•Dificuldade em iniciar e manter um fluxo constante de urina; fluxo urinário fraco/interrompido; micção excessiva durante a noite, micção frequente ou incontinência;

•Disfunção erétil, impotência;

•Sangue na urina ou no esperma;

•Perda do controle da bexiga ou intestino devido a pressão do tumor sobre a medula espinhal.

•Se a doença se disseminou, o homem pode apresentar sintomas como dor nas costas, quadris, coxas, ombros ou outros ossos.

É importante ressaltar que outras doenças e também benignas da próstata, como hiperplasia prostática, podem apresentar os mesmos sintomas. Por isso, é importante procurar médico especialista para diagnóstico correto.

Deixe seu Comentário

Leia Também

CONSUMIDOR

Projeto prevê interrupção imediata de cobrança de serviço não prestado sem motivo

EDUCAÇÃO

Convocação de lista de espera do Fies é prorrogada até 17 de maio

TRABALHO, PREVIDÊNCIA E ASSISTÊNCIA

Projeto aumenta valor de benefício pago a pessoa com deficiência que trabalha

JUSTIÇA

STF tem placar de 3 a 0 para manter derrubada da desoneração da folha