sexta, 26 de abril de 2024
MS

Em MS, aparelho escaneia pele de bebês para exame de sangue

10 novembro 2016 - 13h23Por Fonte: correiodoestado
Aparelho que substitui a necessidade de perfuração na pele de recém-nascidos para exame que detecta icterícia chegou a Campo Grande. Até então inédito em todo o Estado, o equipamento de escaneamento foi doado pelo Colégio Harmonia e por conselheiro da Associação Beneficente à Santa Casa, maior hospital do Mato Grosso do Sul.

Conforme informações divulgadas pelo hospital, é comum em maternidades que se fure bebês logo que nascem para retirada de sangue destinado a exames de bilirrubina. Mas, há a outra alternativa que dispensa os furos e pode ser feita pelo Bilirrubinômetro, aparelho, atualmente, exclusivo para recém-nascidos da Santa Casa.

O objetivo é reduzir drasticamente o número de coletas sanguíneas em recém-nascidos e com isso, levar aos bebês e familiares atendimento mais humanizado, evitando, ainda, a dor e o estresse da criança.

Segundo o hospital, mais de 80% dos bebês ficam ictéricos logo ao nascer. Trata-se de alteração causada pelo aumento de bilirrubina no sangue - pigmento amarelo fabricado naturalmente pelo organismo. Para detectar a icterícia, o exame mais comum é a coleta sanguínea que mede os níveis de bilirrubina no sangue. Mas, a partir de agora, bebês que nascerem na Santa Casa estarão livre das dores da agulha e o resultado medido pelo Bilirrubinômetro, que é posicionado sobre a testa da criança, é instantâneo.

"Com o equipamento a criança não sentirá mais dores nos primeiros dias de vida além de evitar anemia devido as coletas. Com o medidor de icterícia, pode-se identificar com precisão a doença. O rastreio eficaz pode diminuir as taxas de readmissão e as durações da estadia. Ter resultados confiáveis em segundos ao invés de horas aumenta a segurança do paciente e agiliza a tomada de decisões", explica o Dr. Walter Peres, coordenador da linha Materno-Infantil da Santa Casa.

A medida com o aparelho é fácil de obter e o recém-nascido pode ter várias medidas em período de 24 a 36h. "Fato que pode diminuir o erro decorrente de uma única dosagem, além de fornecer excelente indicação sobre a velocidade de aumento da bilirrubina e evitar a coleta de sangue desnecessária", explica o doutor.

O Bilirrubinômetro tem capacidade para 150 mil análises sem necessidade de manutenção e a expectativa de vida útil é de 78 anos. Estimativa da maternidade da Santa Casa aponta que no ano passado foram realizados 1900 exames de bilirrubina.

Deixe seu Comentário

Leia Também

ECONOMIA

Cesta básica nacional terá 15 alimentos com imposto zerado

SAÚDE

SUS terá sala de acolhimento para mulheres vítimas de violência

ECONOMIA

Reforma propõe devolução de 50% em luz, água e gás a mais pobres

SAÚDE

Brasil tem quase 4 milhões de casos prováveis de dengue