sexta, 26 de abril de 2024
Exército

Exército realiza treinamento de segurança em usinas do MS e SP

Um total de 500 militares da 2ª Companhia de Infantaria de Três Lagoas e do 47º Batalhão de Infantaria de Coxim estão atuando na segurança das três usinas do Complexo Urubupungá

04 novembro 2015 - 21h17Por Fonte: perfilnews
A movimentação de militares da 2ª Companhia de Infantaria de Três Lagoas e do 47º Batalhão de Infantaria de Coxim chamou a atenção de quem passava pela barragem da hidrelétrica de Jupiá nesta quarta-feira.

Os condutores puderam observar vários militares armados com fuzis faziam a segurança do local em ambos os lados da barragem.

O Perfil News recebeu ligações de internautas preocupados, pois segundo eles estaria acontecendo uma intervenção militar no Brasil. A equipe de reportagem foi até a barragem do Jupiá conferir “in loco” essa situação.

Desde as 12h, cerca de 500 soldados realizam a “Operação Urubupungá”, ao mesmo tempo nas usinas do Jupiá em Três Lagoas, Ilha Solteira na cidade paulista de Ilha Solteira e Três Irmãos em Pereira Barreto (SP).

OBJETIVOS

Conforme informou o sub-tenente, Juliandro Araújo, relações públicas da 2ª Companhia de Infantaria de Três Lagoas o que está ocorrendo é a Operação Urubupungá. Segundo o militar, “o principal objetivo é realizar uma atividade de defesa estratégica para o País, visando garantir a segurança das unidades geradoras de energia”.

Araújo disse ainda que os militares envolvidos atuam desde a parte organizacional até a operacional. “A operação foi planejada durante três meses e é especificamente destinada ao adestramento da tropa e não a fiscalização de civis. A atividade é contínua e sem interrupção”, destacou.

A operação conta com auxílio fluvial onde várias embarcações fazem a fiscalização do reservatório no entorno das usinas.

O militar informou ainda, que a operação conta com apoio do 47º Batalhão de Infantaria de Coxim, no qual o tenente coronel Alexandre Guimarães está à frente e é responsável pela Força Pantaneira.

ENCERRAMENTO

O relações públicas mencionou que a atividade é realizada anualmente, sempre no mês de novembro. “Em meado de novembro fazemos a ação, pois a cada ano os militares envolvidos são diferentes, os responsáveis mudam e criam modificações e essa é a época para treiná-los”.

As atividades irão até as 18h de quinta-feira (05) e o encerramento contará com a presença dos generais Carlos Sérgio Câmara Saú do CMO (Comando Militar do Oeste) e Jorge Cardoso da 18ª Brigada de Infantaria de Fronteira.

Deixe seu Comentário

Leia Também

ECONOMIA

Cesta básica nacional terá 15 alimentos com imposto zerado

SAÚDE

SUS terá sala de acolhimento para mulheres vítimas de violência

ECONOMIA

Reforma propõe devolução de 50% em luz, água e gás a mais pobres

SAÚDE

Brasil tem quase 4 milhões de casos prováveis de dengue