quinta, 25 de abril de 2024
Governo

Governo Federal reconhece situação de emergência no Estado e kits começam a chegar

17 dezembro 2015 - 12h35Por Fonte: noticias
O Governo Federal reconheceu situação de emergência em 14 municípios de Mato Grosso do Sul, conforme portaria publicada nesta quinta-feira (17), no Diário Oficial da União. Com esse reconhecimento, o Governo do Estado irá solicitar à Defesa Civil Nacional o repasse de recursos aos municípios, ficando o órgão responsável por avaliar o envio ou não da verba.

Os kits emergências de limpeza, higiene, dormitório e colchão já começaram a chegar à Capital e serão distribuídos entre as famílias atingidas pela chuva. Já são mais de 67 mil pessoas afetadas na região sul do Estado.

Agora, com o reconhecimento federal, o Governo do Estado vai elaborar uma nova documentação requerendo verba específica para o restabelecimento dos serviços essenciais e reconstrução de pontes e dutos.

“Através do PDR (Plano Detalhado de Resposta) solicitamos verba para os serviços essenciais, e essa documentação já será encaminhada na próxima semana. Ainda enviaremos outro documento, o Plano de Trabalho, que visa à reconstrução de pontes e dutos”, explicou o coordenador adjunto da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (CEDEC), tenente-coronel Adriano Rampazo.

De acordo com Rampazo, o valor necessário para as ações de socorro e assistência à população atingida pela chuva será informado no Plano Detalhado de Resposta. “O montante de R$ 115,4 milhões, informado anteriormente no pedido de reconhecimento federal, era uma estimativa. Agora, iremos repassar o valor fechado. Se houver o repasse, o Governo do Estado receberá a verba e executará as obras nos municípios”, disse o coronel.

Kits Emergênciais

Os kits solicitados à Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (SEDEC) começaram a chegar à Capital. Nesta quinta-feira pela manhã, a equipe da Defesa Civil Estadual descarregou a primeira remessa.

De Campo Grande, os itens serão destinados aos municípios em situação de emergência de acordo com a necessidade local. Ainda nessa semana outros carregamentos devem chegar. Ao todo serão entregues 1 mil kits de limpeza, 1 mil kits de higiene, 2,7 mil kits de colchão e 2,7 mil kits de dormitório.

Deixe seu Comentário

Leia Também

ECONOMIA

Cesta básica nacional terá 15 alimentos com imposto zerado

SAÚDE

SUS terá sala de acolhimento para mulheres vítimas de violência

ECONOMIA

Reforma propõe devolução de 50% em luz, água e gás a mais pobres

SAÚDE

Brasil tem quase 4 milhões de casos prováveis de dengue