Menu
Busca segunda, 21 de setembro de 2020
Governo

Governo Federal reconhece situação de emergência no Estado e kits começam a chegar

17 dezembro 2015 - 12h35Por Fonte: noticias
O Governo Federal reconheceu situação de emergência em 14 municípios de Mato Grosso do Sul, conforme portaria publicada nesta quinta-feira (17), no Diário Oficial da União. Com esse reconhecimento, o Governo do Estado irá solicitar à Defesa Civil Nacional o repasse de recursos aos municípios, ficando o órgão responsável por avaliar o envio ou não da verba.

Os kits emergências de limpeza, higiene, dormitório e colchão já começaram a chegar à Capital e serão distribuídos entre as famílias atingidas pela chuva. Já são mais de 67 mil pessoas afetadas na região sul do Estado.

Agora, com o reconhecimento federal, o Governo do Estado vai elaborar uma nova documentação requerendo verba específica para o restabelecimento dos serviços essenciais e reconstrução de pontes e dutos.

“Através do PDR (Plano Detalhado de Resposta) solicitamos verba para os serviços essenciais, e essa documentação já será encaminhada na próxima semana. Ainda enviaremos outro documento, o Plano de Trabalho, que visa à reconstrução de pontes e dutos”, explicou o coordenador adjunto da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (CEDEC), tenente-coronel Adriano Rampazo.

De acordo com Rampazo, o valor necessário para as ações de socorro e assistência à população atingida pela chuva será informado no Plano Detalhado de Resposta. “O montante de R$ 115,4 milhões, informado anteriormente no pedido de reconhecimento federal, era uma estimativa. Agora, iremos repassar o valor fechado. Se houver o repasse, o Governo do Estado receberá a verba e executará as obras nos municípios”, disse o coronel.

Kits Emergênciais

Os kits solicitados à Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (SEDEC) começaram a chegar à Capital. Nesta quinta-feira pela manhã, a equipe da Defesa Civil Estadual descarregou a primeira remessa.

De Campo Grande, os itens serão destinados aos municípios em situação de emergência de acordo com a necessidade local. Ainda nessa semana outros carregamentos devem chegar. Ao todo serão entregues 1 mil kits de limpeza, 1 mil kits de higiene, 2,7 mil kits de colchão e 2,7 mil kits de dormitório.

Deixe seu Comentário

Leia Também

MEIO AMBIENTE
Fazendeiros serão autuados por crime ambiental no Pantanal
POLÍTICA
Bolsonaro recebe credenciais de cinco novos embaixadores no Brasil
Documento garante prerrogativas de atuação do diplomata em outro país
NOTÍCIAS
Venda em duplicidade de ingressos para show gera dano moral
CASSILÂNDIA
Polícia prende bandidos e impede assalto que ocorreria em agência bancária de MS nesta segunda-feira