sexta, 26 de abril de 2024
Saúde

Interior do Estado começa a implantar "salas de situação" para combater a dengue

11 novembro 2016 - 07h15Por Correiodoestado
Núcleos regionais de combate à dengue começam a serem implantados no interior do Estado nessa sexta-feira (11). Aquidauana será o primeiro município a receber uma unidade. Em Campo Grande, há uma "sala de situação" que iniciou as atividades em dezembro de 2015.

Nove microrregiões de Mato Grosso do Sul receberão uma unidade do núcleo, sendo: Coxim, Ponta Porã, Paranaíba, Nova Andradina, Aquidauana, Três Lagoas, Dourados, Naviraí e Jardim. As salas ficarão como centro de informações desenvolvidos para armazenar dados e designar as estratégias para o combate aos focos do mosquito da dengue de forma automatizada.

"O importante é instalar esses nove núcleos e fazer esses núcleos reproduzirem as atividades de combate à dengue para os municípios de sua microrregião. Nosso objetivo é fazer com que as ações que os municípios já fazem com a população e parceiros sejam coordenadas pelo Estado, pela sala de situação. É uma lógica de organização, um trabalho coordenado", disse Nelson Tavares, secretário de Estado de Saúde.

Entre as ações mais comuns de combate à dengue realizadas pelo Poder Público e entidades da sociedade civil organizada estão visitas domiciliares de agentes de saúde, palestras sobre o combate ao mosquito transmissor da dengue e a realização de mutirões de coleta de lixo.

Esse ano, a Campanha Estadual de Continuidade no Combate ao Aedes Aegypti, mosquito que transmite a dengue, foi lançada pela Secretaria de Saúde em 25 de outubro para reforçar os trabalhos de conscientização no combate ao foco de criadouros do mosquito, em especial na redução do acúmulo de resíduos nas residências e em terrenos baldios nos municípios de Mato Grosso do Sul.

Deixe seu Comentário

Leia Também

ECONOMIA

Prévia da inflação oficial recua para 0,21% em abril

MATO GROSSO DO SUL

Prêmio melhores práticas de segurança pública vai distribuir R$ 35 mil

GERAL

Patentes: tratado pode estabelecer lucro para povos tradicionais

MERCADO

Exportações brasileiras de carne bovina sinalizam possível recorde mensal