sexta, 26 de abril de 2024
Polícia

Juíza de SP envia denúncia e pedido de prisão contra Lula para as mãos de Moro

14 março 2016 - 15h16Por Fonte: correiodoestado
A juíza responsável pela denúncia e o pedido de prisão contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, por lavagem de dinheiro e falsidade ideológica no caso do triplex no Guarujá (SP), Maria Priscilla Ernandes Veiga Oliveira, encaminhou nesta segunda-feira (14) o caso para a 13ª Vara da Justiça Federal de Curitiba.

Portanto, agora, a denúncia e o pedido de prisão será analisada pelo juiz federal Sérgio Moro, responsável pela Operação Lava Jato. A juíza também retirou o segredo de Justiça que existia sobre a ação contra o ex-presidente.

Em sua decisão, a magistrada afirma que, "como é público e notório, tramita perante aquela Vara [da Justiça Federal de Curitiba] os processos da chamada 'Operação Lavajato', mencionada pelos denunciantes em sua peça". Logo depois, contesta o pedido dos promotores ao dizer que os denunciantes

— Narram os denunciantes, assim e em resumo, que a OAS teria, com dinheiro obtido ilicitamente, beneficiado LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA, MARISA LETÍCIA LULA DA SILVA e o filho do casal, FABIO LUIZ LULA DA SILVA, com o tríplex no Guarujá. Contudo, não detalha a acusação a origem, o motivo para tal favorecimento, apenas diz que ele ocorreu, mas não indica por que os demais denunciados teriam cedido um apartamento à ex-família presidencial.

A juíza encerra sua decisão justificando o porquê de não ter sequer analisado a denúncia contra Lula: "Como consequência lógica pela declinação da competência, absoluta, deixo de analisar os pedidos de cautelares formulados na denúncia, bem como o pedido de prisão preventiva, entendendo que não há urgência que justifique a análise por este Juízo, até porque os requerimentos já foram todos divulgados publicamente pelo próprio MPSP, sendo de conhecimento inclusive dos indiciados".

O Insituto Lula informou que deverá se pronunciar ainda nesta segunda-feira (14) sobre a decisão da juíza Maria Priscilla Ernandes Veiga Oliveira.

Entenda o caso

Segundo a Promotoria criminal de São Paulo, o imóvel no litoral do Estado pertence ao petista. Na última quinta-feira (10), o MP-SP (Ministério Público de São Paulo) havia solicitado a prisão preventiva de Lula. A denúncia também inclui a mulher de Lula, dona Marisa Letícia, e seu filho Fábio Luiz Lula da Silva.

No pedido, os promotores alegaram que "patente a hipótese de necessidade de prisão preventiva do denunciado por conveniência da instrução criminal, pois amplamente provadas suas manobras violentas e de seus apoiadores, com defesa pública e apoio até mesmo da Presidente da República, medidas que somente tem por objetivo blindar o denunciado — erigindo-o a patamar de cidadão ‘acima da lei’, algo inaceitável no Estado Democrático de Direito brasileiro, pois é inadmissível permitir-se o tumulto do estado normal de trâmite das investigações e do vindouro processo crime".

Deixe seu Comentário

Leia Também

MERCADO

Exportações brasileiras de carne bovina sinalizam possível recorde mensal

ECONOMIA

Produção local pode melhorar alimentação em centros urbanos

QUINA

Aposta feita em MS leva mais de R$ 11 milhões na Loteria

ESPORTES

TV Brasil transmite 3 jogos da Série B do Brasileirão no fim de semana