sexta, 26 de abril de 2024
CORUMBÁ

Justiça determina que agência bancária aumente número de funcionários em 45 dias

20 setembro 2018 - 14h30Por Da redação, com Ministério Público

A agência do Banco Bradesco em Corumbá tem um prazo de 45 dias para aumentar o número de caixas, passando de cinco para oito e assim, melhorar o atendimento aos clientes. A ação foi ajuizada pelo Ministério Público de Mato Grosso do Sul, por meio da 5ª Promotoria de Justiça do município.

Segundo a decisão, também será preciso ter um aumento de 50% no efetivo de funcionários, mantendo todos os caixas para atendimento pessoal operando durante o expediente, sendo vedada a retirada empregados do setor.

O Promotor de Justiça Luciano Bordignon Conte explica que foi necessário ajuizar o cumprimento de sentença, pois o banco estava desobedecendo outro processo proferida em ação civil pública que estabeleceu que todos os clientes e usuários do sistema bancário teriam que ser atendidos no tempo máximo de 15 minutos, sob pena de aplicação de multa no valor de R$ 1.000 para cada usuário lesado, sendo que somente o pagamento da multa estava se mostrando insuficiente para obrigar o banco a cumprir a ordem judicial.

Após o descumprimento, o juiz determinou que fosse realizada, pelo Procon, diligência no local para verificar as irregularidades, sendo constatado que o banco deixou de atender, ao menos, 129 consumidores no prazo máximo de 15 minutos. 

Neste caso, a multa totalizou o valor de R$ 129 mil.

O Promotor de Justiça ressalta ainda que a quantidade de consumidores atingidos pela omissão do banco superou o referido numerário de pessoas, pois o quantitativo de consumidores que se prestaram a fornecer informações acerca do tempo de espera para atendimento foi menor que o número real de usuários lesados, dentre os quais estão períodos gritantes de mais de 2 horas de espera.

Por fim, ele afirma que a longa espera também é agravada pela estrutura deficiente do estabelecimento bancário, pois foi constatado que não há acentos suficientes a garantir o mínimo conforto a todos os usuários, submetendo-os ao constrangimento físico e emocional na insuportável espera pelo atendimento.

 

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