quinta, 25 de abril de 2024
RANKING DO CLP

Mato Grosso do Sul é o 6º Estado mais competitivo do Brasil

17 setembro 2020 - 16h00Por Portal do MS

Mato Grosso do Sul é o 6º Estado mais competitivo do Brasil. É o que aponta o Ranking de Competitividade dos Estados 2020, divulgado na manhã desta quinta-feira (17) pelo Centro de Liderança Pública (CLP) por meio de transmissão nas redes sociais. O estudo, realizado pelo CLP em parceria com a Tendências Consultoria Integrada e Economist Intelligence Unit, considera 73 indicadores, agrupados em 10 pilares considerados estratégicos para o desenvolvimento do país. Segundo o ranking, a pontuação de Mato Grosso do Sul foi de 61,4, numa escala de zero a 100, desempenho acima da média nacional (47,5). Nas cinco primeiras posições do Brasil estão os estados de São Paulo, Santa Catarina, Distrito Federal, Paraná e Espírito Santo.

“Mato Grosso do Sul trocou de lugar no ranking com o Espírito Santo, saindo de 5º e indo para a 6ª posição. Continuamos no top 10 dos Estados avaliados pelo CLP, com avanços em alguns pilares e indicadores. Esse é um indicador nacional importante, que gera uma referência para as ações do mercado. Ele tem duas referências estratégicas importantes, uma externa, que é posicionamento de Mato Grosso do Sul frente aos demais estados e outra ‘para dentro’, para quem quer olhar para onde deve haver pontos de melhoria e identificar as boas práticas dos outros estados”, avalia o secretário Jaime Verruck, da Semagro (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar).

O secretário de Governo e Gestão Estratégica, Eduardo Riedel, representou o governador Reinaldo Azambuja durante a transmissão do evento.

De acordo com o Ranking, as melhores performances de Mato Grosso do Sul foram nos pilares de Inovação (5º), Infraestrutura (6º), Sustentabilidade Social (7º), Potencial de Mercado (8º), Segurança Pública (8º) e Sustentabilidade Ambiental (9º). Nos demais pilares Mato Grosso do Sul ficou em 10º em Capital Humano, 11º em Eficiência na Máquina Pública, 12º em Educação e 15º em Solidez Fiscal.

Destaque para o pilar Inovação, no qual Mato Grosso do Sul lidera o ranking no indicador Bolsa de Mestrado e Doutorado e é o 3º no indicador Empreendimentos Inovadores. No pilar Potencial de Mercado, o Estado tem o 5º melhor resultado no indicador Taxa de Crescimento e no pilar Solidez Fiscal, o Estado obteve o 3º melhor indicador de Capacidade de Investimento e 3º em Regra de Ouro. No pilar Eficiência da Máquina Pública, o Estado ficou em 1º lugar no indicador Índice de Transparência.

No pilar Sustentabilidade Social, o Estado é o 3º em Inserção Econômica, o 4º na Inserção Econômica dos Jovens, 5º no Indicador Famílias abaixo da linha da pobreza. Já no pilar Segurança Pública, o Estado lidera o ranking no indicador Atuação do Sistema de Justiça Criminal.

No pilar Infraestrutura, os melhores desempenhos de Mato Grosso do Sul foram no indicador Custo de Combustíveis (5º); Acesso à Energia Elétrica (6º); Qualidade do Serviço de Telecomunicações (6º) e Qualidade das Rodovias (8º).

Elaborado anualmente pelo Centro de Liderança Pública (CLP), em conjunto com a Tendências Consultoria Integrada e a Economist Intelligence Unit, o Ranking de Competitividade dos Estados tem por objetivo ser uma ferramenta de planejamento e gestão para que os estados melhorem as condições de vida de seus habitantes.

Deixe seu Comentário

Leia Também

ECONOMIA

Cesta básica nacional terá 15 alimentos com imposto zerado

SAÚDE

SUS terá sala de acolhimento para mulheres vítimas de violência

ECONOMIA

Reforma propõe devolução de 50% em luz, água e gás a mais pobres

SAÚDE

Brasil tem quase 4 milhões de casos prováveis de dengue