sexta, 26 de abril de 2024
Saúde

Ministro diz que pílula do câncer só será distribuída se Anvisa comprovar efeito

Caso o resultado dos estudos sobre os efeitos da fosfoetanolamina, não comprovarem sua eficácia, a droga não será incluída na Relação Nacional de Medicamentos (Rename), disse Barros

17 maio 2016 - 11h28Por Fonte: perfilnews
O ministro da Saúde, Ricardo Barros, afirmou na segunda-feira, dia 16, durante visita à Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), que, caso o resultado dos estudos sobre os efeitos da fosfoetanolamina, conhecida como pílula do câncer, não comprovarem sua eficácia, a droga não será incluída na Relação Nacional de Medicamentos (Rename) e não será distribuída pelo Sistema Único de Saúde (SUS), mesmo estando liberada por projeto de lei.

"A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) está fazendo os estudos. Pedi agilidade à Anvisa não só nesse caso, mas em vários outros nos quais precisamos rapidamente aprovar medicamentos novos e princípios ativos. A Anvisa precisa nos garantir mais agilidade, com segurança e proteção ao consumidor".

O secretário estadual de Saúde, David Uip, informou que, assim que o laboratório responsável por produzir a fosfoetanolamina entregar o material, o governo paulista encapsulará rapidamente a droga e em prazo de seis meses já haverá resultados.

"É a primeira pesquisa que há e daqui a pouquíssimo tempo teremos os resultados definitivos". David declarou ainda que deve ter reuniões com o ministro quarta (18) e quinta-feira (19).

Deixe seu Comentário

Leia Também

GERAL

Patentes: tratado pode estabelecer lucro para povos tradicionais

MERCADO

Exportações brasileiras de carne bovina sinalizam possível recorde mensal

ECONOMIA

Produção local pode melhorar alimentação em centros urbanos

QUINA

Aposta feita em MS leva mais de R$ 11 milhões na Loteria