sexta, 26 de abril de 2024
MS

MS tem maior índice de câncer do Centro-Oeste e 2º maior do Brasil

TCE divulgou índices preocupantes durante lançamento da campanha “Novembro Azul”

05 novembro 2015 - 15h08Por Fonte: correiodoestado
O Tribunal de Contas de Mato Grosso do Sul divulgou índices preocupantes sobre o câncer, durante o lançamento de mais uma ação de reforço à campanha “Novembro Azul”. Mato Grosso do Sul tem a maior taxa da região Centro-Oeste, e a segunda maior do país. A campanha também faz parte dos compromissos da politica de responsabilidade social da Corte de Contas, com o objetivo de conscientizar o público masculino a fazer exames preventivos ao câncer de próstata.

O alerta do feito pelo presidente TCE-MS, conselheiro Waldir Neves, tem como fonte científica uma pesquisa do INCA - Instituto Nacional de Câncer, que revela índices que preocupam. Para este ano de 2015 são esperados mais de 500 mil novos casos de câncer no País. Os mais incidentes na população brasileira serão os de pele, cerca de 180 mil; e próstata, 69 mil diagnósticos previstos.

O levantamento aponta que a estimativa é de 25,2 casos para cada grupo populacional de 100 mil pessoas.
Ao lançar nesta quarta-feira (04) a campanha “Novembro Azul”, o coordenador do projeto no Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso do Sul (TCE-MS), conselheiro e corregedor Geral, Iran Coelho das Neves utilizou-se de um dito popular, que segundo ele, apesar de antiquado, ainda é válido nos dias de hoje: “Melhor prevenir do que remediar”.

Depois de descerrar a imagem com o símbolo do laço azul, juntamente com o conselheiro presidente, Waldir Neves na porta de entrada do Tribunal, o coordenador do Projeto convocou os servidores para que se tornem multiplicadores da importância da prevenção e tratamento, como forma de desmistificar o tabu e preconceito existente entre os homens em fazer o exame de próstata.

A campanha promovida pela Corte de Contas realizará inúmeras palestras com especialistas do setor de saúde com orientação e, acima de tudo, com o forte propósito de conclamar todos à prevenção.

Deixe seu Comentário

Leia Também

ECONOMIA

Cesta básica nacional terá 15 alimentos com imposto zerado

SAÚDE

SUS terá sala de acolhimento para mulheres vítimas de violência

ECONOMIA

Reforma propõe devolução de 50% em luz, água e gás a mais pobres

SAÚDE

Brasil tem quase 4 milhões de casos prováveis de dengue