sexta, 26 de abril de 2024
MS

Operação prende dono e fecha "pior ferro-velho da Capital

02 março 2016 - 11h58Por Fonte: campograndenews
Ferro-velho da Rua Jatobá, bairro Guanandi, considerado o mais problemático da Capital, foi interditado na manhã desta quarta-feira (2) e o proprietário do local, José Ferreira da Silva, foi preso em flagrante por crime de poluição ambiental, furto de energia e de água.Ele foi levado para a Decat (Delegacia Especializada de Repressão a Crimes Ambientais e de Proteção ao Turista), onde ficará preso. O delegado Wilton Vilas Boas explicou que Silva também vai responder por colocar a vida de terceiros em risco. "Ele furtava energia e os fios passavam pela rua. Se uma pessoa pisasse ali poderia até sofrer uma descarga elétrica e vir a óbito".

O trabalho de retirada dos materiais do terreno deve durar uma semana, de acordo com a previsão inicial da CCEV (Coordenadoria de Controle de Endemias Vetoriais) - ligada a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde).

A interdição foi realizada pela Vigilância Sanitária Municipal, e teve o apoio da Decat, Exército, Agetran (Agência Municipal de Transporte e Trânsito) e Conselho Tutelar. No local, equipes da Energisa e da Águas Guariroba também trabalhavam para retirar ligações clandestinas de abastecimento de energia elétrica e água.

O coordenador da CCEV, Alcides Ferreira, confirmou que o depósito - conhecido como "ferro-velho do Zé" -, atualmente, é o maior problema para as ações de combate ao mosquito Aedes aegypti - que transmite dengue, zika e chikungunya. "Este é o pior lugar em termos de focos do mosquito no bairro Guanandi. Acredito que é o maior da cidade toda. Os mosquitos que se proliferam aqui infestam uma área enorme e por isso os casos de dengue e zika são inúmeros na região".

Vizinhos do ferro-velho, Johny Mikolet, 30 anos e Joseane Oliveira, 29 anos, moram no local há seis meses e já pegaram dengue e zika este ano. O filho deles, Enzo Gabriel, de apenas 4 meses, também teve dengue e só melhorou há uma semana. "Nosso filho quase morreu. Ele ficou muito mal. Precisamos procurar atendimento no hospital particular porque no posto demorou demais para ele ser atendido. Ficou todo o meu salário para pagar o médico", disse o pai do bebê.

O casal veio de Anastácio, a 130 quilômetros de Campo Grande, quando Joseane estava grávida e na pressa de arrumar um lugar para morar, acabaram ficando vizinhos do ferro-velho. "Nos arrependemos demais, tem muito mosquito, chega a formar nuvem. Além de escorpião e rato, que é até maior do que o gato, parece um gambá de tão grande, e outros bichos", afirmou Mikolet.Agora, por conta da interdição do ferro-velho, o casal que já procurava outra casa para morar decidiu que vai esperar.

"Se forem limpar tudo mesmo e resolver o problema a gente fica, mas senão vamos embora. Meu marido e meu filho tiveram dengue e eu zika. Como já tive dengue antes percebi que os sintomas são mais leves, mas fiquei preocupada por causa do bebê", disse Joseane.

Problema - O Campo Grande News mostrou o problema do "ferro-velho do Zé", em uma reportagem publicada no dia 27 de janeiro. Na época moradores do bairro Guanandi também reclamaram do local e dos demais ferros-velhos da região.

Mas o coordenador da CCEV afirma que todos os locais são monitorados e com a interdição de hoje (2) o trabalho de combate aos criadouros do Aedes será intensificado. "Nos outros ferros-velhos do bairro existe entrada e saída, transição dos materiais, e os demais cuidam, tiram a água acumulada, fazem a cobertura dos artigos. Aqui (ferro-velho do Zé) não era feito nada disso, o problema é antigo, são mais de 14 anos. Foram feitas várias notificações, além dos processos em tramite na Justiça", explicou Ferreira.

Para os agentes de controle de vetores a interdição do ferro-velho vai contribuir muito no combate à dengue no bairro. "O caso aqui é bem conhecido por todos. Os agentes não conseguiam nem entrar. Agora vai ser um grande alívio", disse a supervisora de controle de vetores, Marina Antunes.

Os vizinhos do ferro-velho afirmaram que uma famílía vivia nos fundos do terreno usado como depósito. "Era o pai, mãe e três crianças. Eles viviam no meio da sujeira e todos já tiveram dengue este ano", disse Mikolet.

A Sesau informou que a família foi retirada do local, mas não revelou para onde foram levados.

Deixe seu Comentário

Leia Também

CONSUMIDOR

Projeto prevê interrupção imediata de cobrança de serviço não prestado sem motivo

EDUCAÇÃO

Convocação de lista de espera do Fies é prorrogada até 17 de maio

TRABALHO, PREVIDÊNCIA E ASSISTÊNCIA

Projeto aumenta valor de benefício pago a pessoa com deficiência que trabalha

JUSTIÇA

STF tem placar de 3 a 0 para manter derrubada da desoneração da folha