sexta, 26 de abril de 2024
UEMS

Orquestra da UEMS se apresenta com coral da Itália neste sábado

06 maio 2016 - 15h31Por Fonte: noticias
Dourados recebe, neste fim de semana, o 1º Encontro Internacional de Música, com artistas de diversos lugares do mundo. O evento começa nesta sexta-feira (6) e vai até segunda-feira (9), com a participação da Orquestra de Câmara da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS).

Apresentando a obra Messe du Pecheurs de Gabriel Fauré, a orquestra da UEMS será regida pelo renomado maestro Martin Lutero, neste sábado (7), juntamente com o Coro Didone de Milão, Itália; o Coro Luther King, do Teatro Municipal de São Paulo; e a Camerata do Paraguai.

De acordo com a organizadora do evento e maestrina da UEMS, Mirian Suzuki, a ideia surgiu dentro do Festival Internacional de Música Prelúdios, em que um grupo de músicos se reuniu para a organização do Encontro, sob a realização da Fundação Nelito Câmara.

"É um grande encontro, uma ponte entre culturas. Estamos reunindo a cultura europeia, a brasileira, a paraguaia, a indígena e também a cultura afro americana. A ideia é fazer este diálogo, enriquecer e trabalhar um pouco mais a questão de comunicação entre os povos através da música", disse Mirian.

Além de mostrar a música de diferentes culturas é uma oportunidade para que apreciar a música. "A impressão é que as pessoas escutam menos hoje em dia, apesar de estar muito mais próximo a todas as diversidades de música. Antes não tinha rádio, nem televisão, mas quando as pessoas ouviam as músicas na igreja era extremamente rico, era próximo ao que a gente vai apresentar. Além de vivermos numa época de conflito, então eu creio que é nosso papel trabalhar um pouco esta harmonização com a música, reunindo, unindo, apaziguando, pois, a música tem este poder", ressaltou.

Confira a programação completa:

6 de maio – Ensaio dos artistas.

Local: Teatro Municipal – 14h

7 de maio – Coro Luther King (São Paulo); Coro Didone de Milão (Itália); Camerata do Paraguai; Orquestra de Câmara da UEMS (Dourados) apresentando Messe du Pecheurs de Gabriel Fauré.

Local: Catedral Nossa Senhora da Conceição – 19h

8 de maio – Coro Luther King – Solistas Jean Willian (tenor), Davide Rocca (baixo), Rodrigo Garcia (piano).

Local: Teatro Municipal de Dourados – 19h

9 de maio – Encontro na Reserva Indígena Bororó – Missa S. Ignácio;

Encontro na Reserva Indígena Amambai – Missa S. Ignácio;

Cantos Populares italianos e clássicos da MPB. – O horário e local estão a definir.

Mais informações podem ser obtidas com Rosimara Menezes no telefone (67) 8142-9746.

Deixe seu Comentário

Leia Também

GERAL

Patentes: tratado pode estabelecer lucro para povos tradicionais

MERCADO

Exportações brasileiras de carne bovina sinalizam possível recorde mensal

ECONOMIA

Produção local pode melhorar alimentação em centros urbanos

QUINA

Aposta feita em MS leva mais de R$ 11 milhões na Loteria