sábado, 27 de abril de 2024

Vereador Daniel Valdez Puka e o secretário João Marcos Lacoski ficaram satisfeitos com a presença dos contribuintes na audiência

Vereador Daniel Valdez Puka e o secretário João Marcos Lacoski ficaram satisfeitos com a presença dos contribuintes na audiência

27 setembro 2012 - 09h35
Redação e Fotos:Tião Prado



Na noite desta terça-feira (25), no plenário professor Isaac Borges Capilé da Câmara de Vereadores de Ponta Porã, aconteceu a audiência pública de prestação de Contas do Executivo e do legislativo correspondente ao 2º quadrimestre do ano de 2012. A realização desta Audiência Pública cumpre ao disposto no Parágrafo 4º do artigo 9º da Lei Complementar nº 101, da Lei de Responsabilidade Fiscal, em que os poderes demonstrarão o alcance das suas metas fiscais.

Fizeram parte da mesa de autoridades o vereador Daniel Valdez Puka, presidente da Comissão de Economia Finanças e Fiscalização; o secretário de Fazenda da prefeitura Municipal João Marcos Lacoski e a servidora Mara Eliane Martins.

A audiência teve início com a fala do secretário João Marcos Lacoski que fez uma ampla explanação das contas do Executivo Municipal, enquanto que os servidores da Câmara Reney José do Nascimento Pedroso e Cicero de Sousa Silva realizaram a apresentação dos demonstrativos financeiros da Câmara de vereadores neste período.

Com relação ao balancete da Câmara de Ponta Porã, o limite máximo permitido de gastos, pela Lei de Responsabilidade Fiscais é de 6 % da receita corrente liquida municipal, mas a Câmara gastou apenas 2,40%; já com relação as despesas com pessoal, o limite máximo permitido é de 70 % do duodécimo recebido, sendo que foi gasto 54,74 %,.

Ao final da reunião o vereador Puka, presidente da Comissão disse: “Para nós é muito importante saber que o município está com orçamento bastante alto e isso mostra que o nosso prefeito tem trabalhado bem, e nós, vereadores, sempre estamos procurando fazer a nossa parte que é fiscalizar onde está sendo investido os recursos”.

“Hoje nós queremos citar os contribuintes que pagam os seus impostos corretamente e hoje compareceram em massa nesta reunião para realmente saber onde está sendo investido os seus impostos e essa presença em massa muito nos alegra” afirmou o vereador Daniel Valdez Puka.

O Secretário João Marcos Lacoski falando a nossa reportagem informou que essa audiência foi a melhor que já teve entre todas as realizadas nestes quase 8 anos de governo municipal. “Eu reputo essa como a mais importante de todas, tanto pela participação da população que compareceu e soube entender onde está realmente sendo investidos os recursos públicos, e não podemos deixar de colocar aqui a fiscalização de todos os vereadores que sempre estão cobrando a aplicação correta e responsável do dinheiro”.

Lacoski também informou que todos os compromissos assumidos pela administração Flávio Kayatt até o final do mandado será cumprido rigorosamente. “Estamos tendo uma redução na nossa arrecadação devido a queda nas receitas, mas o prefeito vai entregar o mandado com todas as contas pagas”, afirmou.

“No dia 31 de dezembro estará entregando a prefeitura, não como pegamos com muitas contas atrasadas, mas sim com a casa arrumada e o futuro prefeito vai receber uma cidade com a estima elevada, com as finanças em dia e com muitas obras em andamento para o próximo prefeito dar sequência”, afirmou João Marcos Lacoski.

O departamento financeiro da Câmara informou que o balanço geral foi encaminhado via online ao TCE - Tribunal de Contas do Estado.

Deixe seu Comentário

Leia Também

CONSUMIDOR

Projeto prevê interrupção imediata de cobrança de serviço não prestado sem motivo

EDUCAÇÃO

Convocação de lista de espera do Fies é prorrogada até 17 de maio

TRABALHO, PREVIDÊNCIA E ASSISTÊNCIA

Projeto aumenta valor de benefício pago a pessoa com deficiência que trabalha

JUSTIÇA

STF tem placar de 3 a 0 para manter derrubada da desoneração da folha