Menu
Busca segunda, 18 de janeiro de 2021
MS

Produção de soja passa de 7,8 milhões de toneladas em MS

03 novembro 2016 - 13h09Por Fonte: douradosagora
O plantio da safra 2016/2017 de soja avançou na última semana em Mato Grosso do Sul e atingiu 68% das lavouras do estado, de acordo com o Sistema de Informação Geográfica do Agronegócio (Siga MS), ferramenta desenvolvida pela Associação dos Produtores de Soja de Mato Grosso do Sul (Aprosoja/MS). Na semana anterior a média era de 45,5%. O número foi divulgado na terça-feira (1°), na Circular Técnica n° 183 da Casa Rural.

A região sul continua à frente no processo de plantio, com 77,7% de área plantada. No sul, dois municípios já concluíram a semeadura: Aral Moreira e Coronel Sapucaia. Em seguida, com 95% de área plantada, estão as cidades de Amambai, Laguna Carapã, Ponta Porã e Sete Quedas.

No estado, a região centro está com 52,1% da semeadura concluída, sendo que o município mais avançado é Rio Brilhante, com 60% de área plantada.

Já a região norte, que até então estava com apenas 24,7% das lavouras semeadas, agora apresenta 46,6% da área concluída. O município de Alcinópolis, que não havia iniciado o plantio na semana anterior, agora tem 55% de área plantada. Estima-se que foi semeado um total de 1,6 milhão de hectares em MS.

Estimativas

Até o momento, a Aprosoja/MS projeta aumento de 2,4% da área plantada em Mato Grosso do Sul, passando de 2,46 milhões de hectares na safra 2015/16, para 2,52 milhões de hectares na safra 2016/17. Além disso, também é projetado acréscimo de 2,4% na produção do grão, passando de 7,601 milhões de toneladas na safra anterior, para 7,787 milhões de toneladas nesta safra. Já a produtividade deverá se manter estável, em 51,5 sc/ha.

A região norte, que até então tinha 24,7% das lavouras semeadas, agora apresenta 46,6% da área concluída.

Sobre a Aprosoja/MS

A Associação dos Produtores de Soja de Mato Grosso do Sul é uma entidade representativa de classe sem fins lucrativos constituída por produtores rurais ligados à cultura de soja, milho e outros grãos. Sua missão é viabilizar a sustentabilidade dos produtores do Estado, atendendo as demandas do mercado globalizado, oferecendo serviços de informação, qualificação, apoio e representação política da classe.

A Aprosoja/MS faz parte do Sistema Famasul (Federação da Agricultura e Pecuária de MS), assim como o Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural), a Funar (Fundação Nacional de Aprendizagem Rural) e Sindicatos Rurais. Com sede situada em Campo Grande, mantém canal de comunicação aberto com os produtores de todo o Estado.

Deixe seu Comentário

Leia Também

EDUCAÇÃO
Enem 2020: 51,5% dos inscritos no Enem não comparecem ao exame
Ministro da Educação, Milton Ribeiro, diz que domingo inicial do exame foi 'um sucesso'
COSTA RICA
Polícia Militar prende jovens em tentativa de furto à Agência dos Correios
IMUNIZAÇÃO
Mato Grosso do Sul recebe 97 mil doses de vacina contra Covid-19
EMPREGO
Mato Grosso do Sul começa semana com 2.394 vagas de emprego intermediadas pela Funtrab