quinta, 25 de abril de 2024
MS

Produção industrial de MS cai após duas altas seguidas, aponta Radar da Fiems

03 novembro 2016 - 14h02Por Fonte: douradosagora
O índice de evolução da produção industrial sul-mato-grossense caiu no mês de setembro após registrar duas altas seguidas em julho e agosto, conforme a Sondagem Industrial realizada pelo Radar Industrial da Fiems junto às empresas estaduais. "O índice marcou 47,6 pontos, queda de 1% em relação a agosto. Apesar do recuo, é importante ressaltar que o indicador vem apresentando trajetória ascendente desde o início do ano, porém, o índice ainda permanece abaixo da linha divisória dos 50 pontos", detalhou o coordenador da Unidade de Economia, Estudos e Pesquisas da Fiems, Ezequiel Resende.

Ele destaca que em setembro, para 27,7% das empresas ouvidas, a quantidade produzida caiu, enquanto para 56,6% houve estabilidade e para 15,7% aumento. "Por outro lado, segue elevada a capacidade ociosa na indústria de Mato Grosso do Sul, pois, para 44% dos respondentes, a utilização da capacidade instalada esteve abaixo do usual para o mês. Já o índice ficou em 40,6 pontos em setembro, permanecendo muito abaixo do patamar considerado adequado para o período, que é alcançado quando o indicador se situa em torno dos 50 pontos", explicou, completando que a ociosidade média da capacidade instalada ficou em 30%.

Na avaliação do empresário industrial as condições financeiras continuaram ruins no 3º trimestre de 2016, pois, de um modo geral, os empresários industriais de Mato Grosso do Sul mostraram-se insatisfeitos com a margem de lucro operacional das empresas no 3º trimestre deste ano, com o indicador alcançando 41,1 pontos. "Comportamento semelhante foi verificado em relação às condições de acesso ao crédito e situação financeira geral da empresa, com os indicadores alcançando 29,2 e 40,4 pontos, respectivamente", citou Ezequiel Resende, completando que valores abaixo de 50 pontos indicam insatisfação dos empresários em relação aos itens pesquisados.

O coordenador da Unidade de Economia, Estudos e Pesquisas da Fiems ressalta, contudo, que é importante ressaltar que em todas as variáveis houve melhora na comparação com o trimestre anterior e mesmo trimestre do ano passado. "Em Mato Grosso do Sul, no 3º trimestre de 2016, 52% dos empresários industriais consideraram ruim a margem de lucro operacional obtida no período. Na mesma comparação, o acesso ao crédito foi considerado difícil por 68,8% dos empresários, enquanto a situação financeira geral da empresa foi considerada ruim por 56,4% dos respondentes, mas responderam que houve aumento dos preços das matérias-primas utilizadas", afirmou.

Ainda de acordo com a Sondagem Industrial, as principais dificuldades enfrentadas pelos industriais de Mato Grosso do Sul no 3º trimestre de 2016 são a elevada carga tributária, a inadimplência dos clientes, a taxa de juros elevadas, a falta ou alto custo da matéria-prima, a falta de capital de giro e a demanda interna insuficiente. "Enfim, em resumo, o desempenho do setor industrial sul-mato-grossense deu uma arrefecida, mas nada que não deve ser revertido nos próximos meses", pontuou.

Deixe seu Comentário

Leia Também

ECONOMIA

Cesta básica nacional terá 15 alimentos com imposto zerado

SAÚDE

SUS terá sala de acolhimento para mulheres vítimas de violência

ECONOMIA

Reforma propõe devolução de 50% em luz, água e gás a mais pobres

SAÚDE

Brasil tem quase 4 milhões de casos prováveis de dengue