sexta, 26 de abril de 2024
Proerd

Proerd em Ponta Porã comemora 10 anos de atuação

30 novembro 2015 - 12h17Por Fonte: noticias
O Programa Educacional de Resistência as Drogas e à Violência (Proerd) foi implantado no município de Ponta Porã no ano de 2005, tendo como desbravador o Tenente Coronel PM Louveira, conhecido pelos alunos como Policial Louveira. Naquele ano formaram 35 alunos da então 4° série na Escola Municipal Conceição Capiberibe Saldanha.

No ano seguinte a equipe de instrutores aumentou com os Policiais Aguinaldo Vareiro e Leandro Dutra, que mesmo realizando o trabalho operacional, também iniciavam os trabalhos de prevenção às drogas e à violência em várias escolas públicas de nosso município, aumentando para mais de 400 formandos.No ano de 2009 o PROERD recebeu os novos instrutores, os policiais Paulina e Cristian, já no ano de 2012 integram o plantel os policiais Guilherme, Marcos e Claudemir e no ano de 2014 o instrutor Maciel.

Nesses dez anos de implantação do PROERD na área do 4º Batalhão de Policia Militar, podemos comemorar com uma análise positiva do quão importante é o trabalho realizado em parceria com as escolas e a família para a prevenção e aproximação da comunidade com a Polícia Militar.Hoje vemos que em Ponta Porã, o PROERD vem ajudando a formar cidadãos conscientes e críticos para a transformação da sociedade em um lugar melhor pra todos. Ficamos honrados e orgulhosos quando encontramos profissionais responsáveis e saudáveis dizendo que tiveram aulas do PROERD, artistas, professores e policiais, que inclusive hoje trabalham conosco.

PROERD no nosso Estado e a sua chegada a fronteira de MS

O PROERD foi implantado em Mato Grosso do Sul em junho de 1997, e na área do 4º Batalhão foi implantado no ano de 2005, sendo pioneira a cidade de Ponta Porã.No ano de 2009 o Proerd chegou até o município de Aral Moreira, atendendo alunos da zona urbana e os distritos de Rio Verde, Vila Marques além do Assentamento Santa Catarina.

Em 2012 os instrutores do Proerd chegaram até os Distritos de Cabeceira do Apá, Graça de Deus e nos Assentamentos Itamarati e Dorcelina Falador, além de atender os municípios de Antônio João e Laguna Carapã, ministrando as lições nas escolas urbanas e nas aldeias indígenas Marangatu, Bom Fim e Jacaré, sendo nestas as aulas realizadas em língua portuguesa e guarani, para melhor integração com a comunidade indígena.

No ano de 2014 o Proerd Fronteira MS recebeu a Medalha do Mérito Legislativo outorgada pela Câmara de Vereadores de Ponta Porã.No ano de 2015 o Proerd foi implantado para os alunos da educação infantil, sendo a pioneira o Centro de Educação Infantil Coração de Jesus na cidade de Ponta Porã e no município de Antônio João todos os alunos da pré- escola serão beneficiadas pelo programa.

Desta forma o Proerd Fronteira MS consegue abranger todos os municípios de atuação do 4° Batalhão, sendo atendidas todas as escolas da rede publica nos municípios de Aral Moreira, Antônio João, Laguna Carapã e Ponta Porã, além da escola Anglo Mappe que é parceira do Proerd desde a sua implantação.

Neste mês foram realizadas as ultimas formaturas do Proerd na nossa fronteira, sendo que no dia 6 de novembro foi realizada na cidade de Antônio João, sendo atendidos alunos da Escola indígena da aldeia Marangatu e nos dias 18 e 19 de novembro na cidade de Ponta Porã, sendo que ainda no dia 4 de dezembro será realizada a formatura dos alunos da Escola Anglo Mappe, assim sendo, nestes 10 anos foi alcançada a marca de 10.000 crianças beneficiadas com os ensinamentos do Proerd nas cidades de Ponta Porã, Antônio João, Aral Moreira e Laguna Carapã.

Deixe seu Comentário

Leia Também

CONSUMIDOR

Projeto prevê interrupção imediata de cobrança de serviço não prestado sem motivo

EDUCAÇÃO

Convocação de lista de espera do Fies é prorrogada até 17 de maio

TRABALHO, PREVIDÊNCIA E ASSISTÊNCIA

Projeto aumenta valor de benefício pago a pessoa com deficiência que trabalha

JUSTIÇA

STF tem placar de 3 a 0 para manter derrubada da desoneração da folha