sexta, 26 de abril de 2024

Mostra revela momentos importantes da história econômica da fronteira no período final do século 19 e primeira metade do século seguinte.

Mostra revela momentos importantes da história econômica da fronteira no período final do século 19 e primeira metade do século seguinte.

21 agosto 2012 - 13h20
Divulgação (TP)

A Exposição Cia Matte Laranjeira – Fragmentos da História de MS, que está acontecendo no saguão da Prefeitura de Ponta Porã, atrai professores e estudantes dos diversos níveis de ensino. Logo no primeiro dia da mostra, alunos do ensino médio da Escola Estadual Adê Marques e da Escola Estadual Joaquim Murtinho, prestigiaram a exposição.

Também estiveram por lá, os acadêmicos dos cursos de Geografia e História da FAP – Faculdade de Ponta Porã. Os universitários estavam acompanhados pelos coordenadores dos cursos, Maria Aparecida Sella e Nivalcir Pereira de Almeida.

A mostra reúne fotografias e documentos históricos que revelam o que a Companhia representou neste ciclo histórico da erva mate do Estado. Parte do acervo documental e de imagens da Companhia Matte Larangeira é mantido pelo Arquivo Público Estadual, unidade da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul responsável pela catalogação e guarda de documentos históricos do Estado de MS.

O ciclo da erva mate foi um importante movimento econômico da região sul de Mato Grosso que viria a se tornar o Estado de Mato Grosso do Sul. Este movimento se deu pela instalação da Companhia Matte Larangeira e teve inicio por volta de 1890. A exposição recupera parte deste momento histórico.

A Exposição Cia Matte Laranjeira é realizada pelo Arquivo Público Estadual, Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, Governo do Estado e apoio da Prefeitura de Ponta Porã, através da FUNCESPP - Fundação de Cultura e Esporte de Ponta Porã.

Os interessados em conhecer um pouco mais da História de Mato Grosso do Sul, com ênfase na região de fronteira, podem visitar a exposição aberta ao público. Agendamento da visita e maiores informações podem ser obtidas na FUNCESPP- Fundação de Cultura e Esporte de Ponta Porã. O telefone da Fundação é 3431-5675.

Deixe seu Comentário

Leia Também

MATO GROSSO DO SUL

Prêmio melhores práticas de segurança pública vai distribuir R$ 35 mil

GERAL

Patentes: tratado pode estabelecer lucro para povos tradicionais

MERCADO

Exportações brasileiras de carne bovina sinalizam possível recorde mensal

ECONOMIA

Produção local pode melhorar alimentação em centros urbanos