Menu
Busca sexta, 15 de janeiro de 2021

Mostra revela momentos importantes da história econômica da fronteira no período final do século 19 e primeira metade do século seguinte.

Mostra revela momentos importantes da história econômica da fronteira no período final do século 19 e primeira metade do século seguinte.

21 agosto 2012 - 13h20
Divulgação (TP)

A Exposição Cia Matte Laranjeira – Fragmentos da História de MS, que está acontecendo no saguão da Prefeitura de Ponta Porã, atrai professores e estudantes dos diversos níveis de ensino. Logo no primeiro dia da mostra, alunos do ensino médio da Escola Estadual Adê Marques e da Escola Estadual Joaquim Murtinho, prestigiaram a exposição.

Também estiveram por lá, os acadêmicos dos cursos de Geografia e História da FAP – Faculdade de Ponta Porã. Os universitários estavam acompanhados pelos coordenadores dos cursos, Maria Aparecida Sella e Nivalcir Pereira de Almeida.

A mostra reúne fotografias e documentos históricos que revelam o que a Companhia representou neste ciclo histórico da erva mate do Estado. Parte do acervo documental e de imagens da Companhia Matte Larangeira é mantido pelo Arquivo Público Estadual, unidade da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul responsável pela catalogação e guarda de documentos históricos do Estado de MS.

O ciclo da erva mate foi um importante movimento econômico da região sul de Mato Grosso que viria a se tornar o Estado de Mato Grosso do Sul. Este movimento se deu pela instalação da Companhia Matte Larangeira e teve inicio por volta de 1890. A exposição recupera parte deste momento histórico.

A Exposição Cia Matte Laranjeira é realizada pelo Arquivo Público Estadual, Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, Governo do Estado e apoio da Prefeitura de Ponta Porã, através da FUNCESPP - Fundação de Cultura e Esporte de Ponta Porã.

Os interessados em conhecer um pouco mais da História de Mato Grosso do Sul, com ênfase na região de fronteira, podem visitar a exposição aberta ao público. Agendamento da visita e maiores informações podem ser obtidas na FUNCESPP- Fundação de Cultura e Esporte de Ponta Porã. O telefone da Fundação é 3431-5675.

Deixe seu Comentário

Leia Também

BR 158
PMA autua empresa mato-grossense por derramamento de cerca de 22 mil litros de combustível
ECONOMIA
China contribuiu com mais da metade do superávit comercial do Brasil
RIO BRILHANTE
Polícia Civil prende suspeitos de tráfico de drogas que faziam parte organização criminosa
NOTÍCIAS
Negada indenização a comprador de veículo que não comprovou defeito em motor