sexta, 26 de abril de 2024
Política

Rota do Desenvolvimento: Reinaldo lança Programa para Fronteira e Plano de Compras Governamentais

08 novembro 2016 - 14h29Por Fonte: noticias
Depois de se reunir ao lado da vice-governadora Rose Modesto e secretários com os atuais prefeitos e os eleitos para os próximos quatro anos, onde falou durante 40 minutos e reafirmou o compromisso do governo de continuar trabalhando pelos 79 municípios, o governador Reinaldo Azambuja abriu a sétima edição da Rota do Desenvolvimento, na noite desta segunda-feira, em Campo Grande. Na ocasião, lançou o Programa de Desenvolvimento da Fronteira e o Plano Estadual de Compras Governamentais, onde o governo antecipa os 40 milhões de itens que adquirirá em 2017.

O Programa de Desenvolvimento da Fronteira, em parceria do Estado com o Ministério da Integração Nacional, vai implementar políticas de fomento à economia das regiões que se limitam ao Paraguai e à Bolívia com a coordenação de um núcleo estadual formado pelos setores público e privado e, como convidados, representantes dos dois países. O papel do programa será criar eixos estratégicos e definir prioridades de apoio à produção e também em logística, segurança e saúde, dentre outras ações.

"Precisamos olhar Mato Grosso do Sul como um todo, para que seja um Estado igualitário em todas as regiões", destacou o governador Reinaldo Azambuja, ao abrir a Rota do Desenvolvimento, no Auditório Manoel de Barros, do Centro de Convenções Arquiteto Rubens Gil de Camillo. "Com o Programa de Desenvolvimento da Fronteira vamos fortalecer a economia dessa extensa faixa, atrair novos investidores e tornar nossos produtos mais competitivos", acrescentou, lembrando que a atenção à fronteira era uma reivindicação antiga da região.

Economia forte

Ao lançar o Plano Estadual de Compras Governamentais, segundo Azambuja, o governo amplia o leque de benefícios ao micro e pequeno empreendedor e consolida as metas da Rota do Desenvolvimento, que é criar cenários favoráveis para soluções e fomento aos pequenos negócios em busca da competitividade, eficiência e diversificação da cadeia produtiva. O plano antecipa o que o governo comprará no próximo ano, cuja relação de itens o empresário tem acesso online, permitindo que a empresa se organize e se planeje, criando seus próprios mecanismos para entrar nos pregões e vender para o Estado.

O governador lembrou que o volume de empresas de Mato Grosso do Sul participando das compras governamentais aumentou de 54%, em 2015, para 64% este ano, das quais a grande maioria formada por micro e pequenas indústrias. Os avanços, conforme Reinaldo Azambuja, se devem às políticas de fomento e incentivos ao setor, implementadas em seu governo, em um conjunto de ações, dentre as quais a Rota do Desenvolvimento, com a participação do Sebrae, Fiems, Fecomércio e outros parceiros.

Durante a cerimônia de abertura da sétima edição da Rota do Desenvolvimento, o governador entregou o primeiro certificado do Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Sisbi), destinado ao Frigocorte, de Maracaju, que agora poderá comercializar seus produtos para todo o País. O secretário estadual de Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico, Jaime Verruck, também participou da entrega do certificado ao empresário José Augusto Alves e considerou um marco para a sanidade agropecuária de Mato Grosso do Sul.

Deixe seu Comentário

Leia Também

ECONOMIA

Cesta básica nacional terá 15 alimentos com imposto zerado

SAÚDE

SUS terá sala de acolhimento para mulheres vítimas de violência

ECONOMIA

Reforma propõe devolução de 50% em luz, água e gás a mais pobres

SAÚDE

Brasil tem quase 4 milhões de casos prováveis de dengue