sábado, 20 de abril de 2024
Política

Reinaldo participa nesta terça de reunião do Fórum dos Governadores e da Zicosur, em Cuiabá

18 abril 2016 - 12h38Por Fonte: noticias
O governador Reinaldo Azambuja, juntamente com o secretário de Estado de Governo e Gestão Estratégica (Segov), Eduardo Riedel, participa nesta terça e quarta-feira (19 e 20) da 2ª reunião do Fórum dos Governadores do Brasil Central de 2016, em Cuiabá (MT) e de uma série de eventos paralelos de interesse de estados e países da região central da América Latina.

A programação começa na terça, com a reunião do Conselho de Administração, às 09h, no Centro de Eventos do Pantanal, com participação do secretário Riedel, integrante do Conselho. Às 15h, Reinaldo Azambuja participa do Fórum de Governadores e logo após, às 19h, da Assembleia Geral dos Governadores, juntamente com chefes do executivo e secretários de planejamento dos demais estados que compõem o Consórcio Interestadual de Desenvolvimento do Brasil Central: Mato Grosso, Goiás, Distrito Federal, Tocantins e Rondônia.

O Fórum prossegue na manhã do dia 20, quarta-feira, quando se juntam os governadores da Zona de Integração do Centro Oeste Americano. A Zicosur, como é chamada, é um bloco formado pela Argentina, Brasil, Bolívia, Chile, Paraguai e Peru com foco na proposição conjunta de ações de infraestrutura, tais como o corredor bioceânico, abrindo as portas dos mercados a partir do Pacífico para escoamento de produção regional.

Representantes da Zicosur – secretários de estado, intendentes regionais, chefes de departamentos e províncias, assessorias e convidados – participam também de reuniões temáticas sobre infraestrutura, turismo, indústria e comércio dos estados envolvidos.

Ainda na quarta-feira, as lideranças participam da Abertura do Fórum Internacional de Turismo do Pantanal (Fit). Com o tema "Turismo: um grande negócio", a realização tem objetivo de promover e incentivar a comercialização de Mato Grosso como destino turístico.

Na quinta-feira (21) será realizado o Encontro Empresarial da Zicosur e Ásia Pacífico, com a participação de empresários e representantes de instituições dos países da Zona de Integração. Serão tratados temas como intercâmbios comerciais e a organização da 1º Missão Comercia da Zicosur à Asia. Também haverá o lançamento do "Circuito Integrado de Turismo – Chile/Argentina/Bolívia/Pantanal".

Brasil Central – O Fórum de Governadores Brasil Central propõe ações para o desenvolvimento econômico e social das unidades federativas do Centro-Oeste, Tocantins e de Rondônia. A proposta é que sejam executadas iniciativas sem a dependência exclusiva de repasses da União, modificando a lógica regional de atuação. O consórcio possui carteira de projetos nas áreas de agropecuária, empreendedorismo, infraestrutura e logística, educação, inovação (ciência e tecnologia), meio ambiente e turismo.

Deixe seu Comentário

Leia Também

50+

Funtrab e rede supermercadista lançam 'Feirão da Empregabilidade' para contratação de profissionais

DETRAN-MS

Curso especial para condutores infratores ultrapassa 90% de aprovação

DESENVOLVIMENTO

Com R$ 3,2 bilhões, MS teve aumento de 227% nos investimentos públicos nos últimos três anos

TRAGÉDIA

Mãe e filho morrem e três ficam feridos em acidente no domingo de Páscoa