Menu
Busca sábado, 23 de janeiro de 2021

Exame, fundamental para diagnosticar precocemente o câncer de mama, está disponibilizado para moradores dos municípios vizinhos.

Exame, fundamental para diagnosticar precocemente o câncer de mama, está disponibilizado para moradores dos municípios vizinhos.

04 agosto 2012 - 12h35
Divulgação (TP)

Cerca de 20 pessoas estão sendo atendidas diariamente no Centro Regional de Especialidades. “Estamos atendendo os casos em que as pessoas são encaminhadas pelos médicos que atendem nos postos de saúde”, observa a Dra. Patrícia Caetano, diretora do CRE.

Segundo ela o atendimento é feito cinco dias por semana: “estamos atendendo uma média de vinte pessoas por dia, inclusive moradores dos municípios vizinhos”, afirmou.

O secretário municipal de saúde, Josué Lopes, disse que a instalação do mamógrafo foi possível graças ao empenho junto ao Governo do Estado que repassou o equipamento novinho em folha. “O atendimento é feito por uma profissional especialista em radiografia que proporciona todo atendimento à paciente”, assegurou.

De acordo com ele, a instalação do mamógrafo no CRE resolve uma situação preocupante: “havia um grupo de cerca de 100 pessoas precisando fazer a mamografia que estávamos encaminhando para outras cidades. Agora, todas estão sendo chamadas e agendadas para fazer o exame aqui mesmo”, informou o secretário.

A mamografia é um exame fundamental para diagnosticar precocemente a existência do câncer de mama. Ele é recomendado para mulheres acima de 40 anos de idade, como exame rotineiro, ou seja, precisa ser feito a cada ano. “Também para os casos em que as pessoas têm histórico da doença na família. Em todos estes casos, o exame é feito sob recomendação médica”, explicou Dra. Patrícia.

Com a instalação do novo equipamento, a população da fronteira é contemplada com exames completos. O laudo é feito por um médico especialista em mastologia, no caso, o Dr. Antônio Carlos Gasparotto Hindo.

Deixe seu Comentário

Leia Também

ECONOMIA
Pendências com o Simples atingem quase dois terços das empresas
PONTA PORÃ
Após tentativa de homicídio, Polícia Militar apreende submetralhadora 9mm
SAÚDE
Boletim Covid-19 deste sábado registra óbitos em 12 municípios
REGIÃO
PMA autua dois em R$ 3 mil por abandonar cachorro em estrada