sexta, 26 de abril de 2024
Esporte

Trio de árbitros de MS comandará a grande final do Brasileirão Séria C

04 novembro 2016 - 14h44Por Fonte: agazetanews
Acontece neste sábado, dia 05 |de novembro, a grande final do Campeonato Brasileiro da série C. Boa Esporte de Minas Gerais e Guarani de Campinas se enfrentam em Varginha após empate por 1 a 1 em São Paulo.

Empate sem gols dá o título ao Boa. Novo placar por 1 a 1 a decisão será nos pênaltis. Empate acima de 1 a 1, o título fica com o bugre e quem vencer fica com a taça.

O jogo será comandado por um trio de árbitros do quadro da Federação de Futebol do Mato Grosso do Sul e isso acontecerá pela 1ª vez na história dos Campeonatos Brasileiros em todas as divisões.

Marcos Mateus Pereira comanda o jogo e será auxiliado por Eduardo Gonçalves da Cruz e Daiane Caroline Muniz dos Santos. Após mais de uma década, a arbitragem sul-mato-grossense volta a ganhar destaque nacional.

Em 2005, o árbitro Elvécio Zequetto, apitou vários jogos do Campeonato Brasileiro série A. O grande jogo comandado por Zequetto naquele ano, foi na 41ª rodada(penúltima) quando o Corinthians venceu a Ponte Preta por 3 a 1.

A vitória dava o título ao Corinthians, porém um gol do Internacional diante do Palmeiras nos acréscimos em Porto Alegre, adiou a comemoração que viria na rodada final. Além dele, os assistentes Paulo César Freitas e Alécio Aparecido Lezo também atuaram.

Uma década depois, a arbitragem sul-mato-grossense foi escalada na grande final da Copa Verde de 2015.

O Cuiabá conquistou a taça com uma goleada por 5 a 1 diante do Remo na Arena Cuiabá. Paulo Henrique Volkkopf e Eduardo Gonçalves da Cruz trabalharam no jogo.

Aos 37 anos, Marcos Mateus Pereira chega ao ápice da carreira. Em 2016 ultrapassou a marca de 100 escalas por competições nacionais. Formado pela escola de árbitros desde 2000, Mateus quis ser árbitro por um motivo peculiar.

"Eu era jogador profissional em Andradina-SP e viaja muito. Quando parei de jogar e entrei para a faculdade, queria continuar viajando e conhecendo lugares. Por isso entrei para a arbitragem", disse Mateus. Mateus iniciou a carreira de árbitro aos 21 anos e se espelhou em um árbitro que despontou bem novo.

"Eu olhava o Paulo César de Oliveira e aos 25 anos ele já era Fifa. Me espelhei nele pois sempre o achei o melhor árbitro do Brasil", afirmou Mateus.

Em seu primeiro jogo na carreira, Marcos Mateus apitou Moreninhas x União no estádio Jacques da Luz. O jogo era válido pelo Estadual Série B 2003.

Como momento marcante na carreira, Mateus citou a vitória do Cruzeiro por 2 a 1 diante do Bahia pelo Brasileirão 2014. No mês passado, Marcos Mateus apitou o empate sem gols entre Vasco x Avaí em São Januário.

"Acredito que este jogo foi um divisor de águas na minha carreira. Me dedico muito, passo nos testes da FFMS e da CBF a anos. Fui escalado com frequência nos últimos anos então para mim, ser escalado nesta final é a coroação de um esforço de anos e anos", disse Mateus.

Sobre o jogo, Marcos Mateus afirmou que teve uma semana normal como se fosse para qualquer jogo da carreira. O fato de trabalhar ao lado de dois assistentes do estado, deixa Mateus mais tranquilo.

"Nossa arbitragem vive um grande momento com várias escalas na temporada. O fato de um trio ser escalado na decisão do campeonato, mostra o bom momento que os árbitros do estado estão. Me sinto mais tranquilo ao lado do Eduardo e da Daiane pela afinidade que já temos em campo",afirmou Mateus.

"Sem dúvida nenhuma, este será o jogo mais importante da minha carreira e me sinto muito feliz, feliz demais em poder apitar", concluiu Mateus.

Deixe seu Comentário

Leia Também

ECONOMIA

Cesta básica nacional terá 15 alimentos com imposto zerado

SAÚDE

SUS terá sala de acolhimento para mulheres vítimas de violência

ECONOMIA

Reforma propõe devolução de 50% em luz, água e gás a mais pobres

SAÚDE

Brasil tem quase 4 milhões de casos prováveis de dengue