sexta, 26 de abril de 2024
CULTURA

Com recursos do FIC começa nesta terça-feira o II Festival de Rua do Toro Candil, em Porto Murtinho

04 dezembro 2018 - 16h15Por Da redação

Começa nesta terça-feira (4/12), no município de Porto Murtinho, o II Festival de Rua do Toro Candil. Realizado com recursos do Fundo de Investimentos Culturais (FIC), da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS) – o valor investido é de R$ 126.360,00, os festejos incluem palestras, mesas redondas, oficinas culturais, shows e concurso culinário, que continuam até sábado (8/12).

O duelo do Touro Candil é uma adaptação do folclore paraguaio, representando traços indígenas e também religiosos do país vizinho. A encenação inspirada na antiga lenda espanhola mistura teatro e dança. No espetáculo também é feita uma homenagem a Nossa Senhora de Caacupé, padroeira do Paraguai e patrona de Porto Murtinho. No enredo também existe espaço para citação do Negro e do Barão da Fazenda, além do mito do encantamento que deu origem ao folclore do Candil.

A encenação é carregada de simbolismo quanto à relação entre os povos da zona de fronteira (Brasil e Paraguai). O tom verde do Touro Bandido e o amarelo do Encantado lembram a cor da bandeira do Brasil.

A manifestação que surgiu no ano de 2005 como uma ferramenta de resgate da cultura murtinhense é já é conhecida nacionalmente. Hoje a estimativa é de que o projeto sociocultural reúna cerca de 90 adolescentes, de 12 a 18 anos, para retratar na dança e encenação, traços da cultura local. Os adolescentes participam de todas as etapas de produção do espetáculo, inclusive do figurino.

Durante a preparação para o Festival foram realizadas oficinas nos dias 13 e 14 de novembro de 2018, no Polo de Formação Acadêmica de Porto Murtinho, para os adolescentes integrantes do projeto: de Ambientação, com Cello Lima; de Máscaras Artísticas, com Fábio Germano; de Acordeon e Viola, com Vilella e Osmar Medina.

O III Festival de Rua do Toro Candil será aberto, às 19h, no Teatro de Arena (Orla do rio Paraguai) com shows e concurso culinário. Nesta quarta-feira (5/12), serão realizadas as palestras “Políticas Públicas de Intercâmbios Culturais Binacionais, com Mirna Orrego (intendente Carmelo Peralta, no Alto Paraguai) e “El Toro Candil, um Fuego que no Cesa”, com o poeta Mário Rubén Avarez, membro da Academia de la Lengua Guarani – Paraguai.

No dia 6 de dezembro o doutor em humanidades da Universidade Autônoma de Barcelona, Ricardo Pieretti Câmara, fará palestra sobre “Aspectos Orais da Cultura Fronteiriça do Chaco Pantaneiro e Paraguaio”, na Câmara Municipal de Porto Murtinho. Nos dias 7 e 8, às 19h, haverá o Grande Festejo do Toro Candi – Pelotatatá – Promesseiras, além de show musical.

A participação nos eventos do Festival é gratuita. Para mais informações sobre os festejos, acesse o facebook da Secretaria de Turismo (Sectur) de Porto Murtinho (Sectur PM).

Deixe seu Comentário

Leia Também

ECONOMIA

Cesta básica nacional terá 15 alimentos com imposto zerado

SAÚDE

SUS terá sala de acolhimento para mulheres vítimas de violência

ECONOMIA

Reforma propõe devolução de 50% em luz, água e gás a mais pobres

SAÚDE

Brasil tem quase 4 milhões de casos prováveis de dengue