sexta, 26 de abril de 2024
NETFLIX

"O Mecanismo" dá ritmo de thriller policial à rotina política brasileira

Com oito episódios, a primeira temporada de “O Mecanismo” versa sobre os primeiros passos da operação Lava Jato

28 março 2018 - 16h35

Alardeada como “a série de José Padilha sobre a Lava Jato”, era esperado que “O Mecanismo”, disponível na Netflix desde a última sexta-feira (23), fosse causar polêmica. O tamanho da polêmica e os elementos escolhidos para deflagrá-la, porém, talvez causem alguma surpresa.

Com oito episódios, a primeira temporada de “O Mecanismo” versa sobre os primeiros passos da operação Lava Jato . A prisão do doleiro Alberto Youseff, que na série vira Roberto Ibrahim – todos os nomes foram trocados por recomendação do departamento jurídico da Netflix para evitar processos judiciais -, a prisão do presidente da Petrobras (aqui Petrobrasil) e o primeiro momento em que o mundo político percebeu que, talvez, o buraco fosse mais embaixo com aquela ação originária de Curitiba.

A Lava Jato é o primeiro grande fato histórico contemporâneo a ganhar destaque na dramaturgia e cultura pop do País. Depois do lançamento do fraco “Polícia Federal - A Lei é Para Todos” no ano passado, a série da Netflix, baseada no livro “Lava Jato – O Juiz Sergio Moro e os Bastidores da Operação que Abalou o Brasil”, vem com um ponto de vista mais forte, mais virulento. Se o filme encampava o ponto de vista da Polícia Federal, com suas virtudes e seus vícios, a série opera dentro dos padrões estéticos e narrativos consagrados por José Padilha nos dois “Tropa de Elite” e que ajudaram a fazer de “Narcos” um sucesso global.

Isso inclui, claro trabalhar em cima das liberdades que uma obra de ficção, ainda que inspirada em fatos reais, propicia. O condensamento de personagens e situações não só é comum, como desejável e “O Mecanismo” não se furta a imaginar como teriam sido negociatas e conchavos entre corruptos e corruptores, mas também não hesita em imaginar como o ambiente competitivo entre MP e PF e a vaidade dentro do sistema judiciário podem ter sido um motor eficaz no desenvolvimento da maior operação de combate à corrupção que o País já conheceu.

Polarização Esquerda x Direita

Padilha se diz um crítico desencantado do Brasil. Mora nos EUA e faz de seus filmes dinamite política e sócio-cultural. Até mesmo sua refilmagem de "Robocop" teve esse perfil. Agora, o cineasta se vê enredado em um debate deslocado e enviesado, como geralmente o são os debates surgidos nas redes sociais do Brasil atualmente. A queixa de setores da esquerda está na fala do personagem João Hegino, o decalque de Lula na série, em reunião com o ministro da Justiça em que propõe estancar a sangria. Para os revoltosos, atribuir a fala icônica de Romero Jucá senador do MDB por Pernambuco flagrado em grampo autorizado pela Justiça ao personagem que faz as vezes de Lula é “fabricar fake News” e tergiversar o debate eleitoral. Padilha se defende dizendo que o uso do termo por Jucá não o interdita.

A queixa é mesmo burra. Primeiro porque o termo “sangria” é usado outras vezes ao longo do primeiro ano, ressaltando a fetichização do termo naquele universo de corrupção e hipocrisia. Segundo porque Thomaz Bastos intermediou uma reunião entre representantes das grandes empreiteiras na tentativa de conter a evolução da investigação antes que outras gigantes da construção civil brasileira fossem arredadas pela teia da Lava Jato. Diversos depoimentos e provas fundamentam isso. É legítimo, para os efeitos pretendidos por uma obra de ficção com a proposta de "O Mecanismo", imaginar diálogos e sentimentos que levaram a essas circunstâncias.

Imaginar o que se dá às portas fechadas é um dos grandes desafios e encantos da ficção. Foi assim em filmes como “W” (2008), “Elefante” (2003), “A Rede Social” (2010), “Vips” (2011), “Prenda-me Se For Capaz” (2002), “Argo” (2012), entre tantos outros. E é assim com “O Mecanismo”. A polêmica alinhavada por setores da esquerda, portanto, é vazia de sentido e de qualquer fundamento.

Isso posto, é fatídico do cenário de polarização que o Brasil vive hoje que esquerda e direita digladiem-se em torno de uma produção cultural buscando extravasa-la com suas respectivas agendas. O que “O Mecanismo” objetiva, enquanto veículo de catarse, é justamente escancarar a sistemática, endêmica e apartidária lógica corruptiva a nortear o trato com a coisa pública no País. Neste sentido, a série da Netflix se vocaciona em uma esfera estritamente brasileira, mas em um contexto mais global, o objetivo é menos nobre. Trata-se de um thriller político como “House of Cards” ou “Marseille”, produções dos EUA e França que já fazem sucesso na plataforma.

A voz da opinião pública

O ativismo social de Padilha, no entanto, se faz notar. O personagem Ruffo (Selton Mello) representa a opinião pública e há diversos códigos e signos ao longo da primeira temporada que avalizam essa constatação. A começar pela narração em off, por sua obsessão por justiça; pela resistência, a princípio, e apoio posterior, ao instituto da delação premiada e pela própria bipolaridade do personagem.

Se neste ângulo, a suposta morte do personagem e seu retorno inesperado funcionam, do ponto de vista formal da narrativa gera um desnecessário entroncamento.  A opção por deslocar o protagonismo para a delegada Verena, defendida com brio por Caroline Abras, se mostra acertada, mas a reintrodução de Ruffo na série se dá de maneira grosseira e clama pela condescendência do público.

Ela vem porque existe mórbida curiosidade pelo desenvolvimento da série e é natural que seja assim. “O Mecanismo” é demasiadamente pedagógica e, nesse sentido, se aproxima do que foi a primeira temporada de “Narcos”, a mais fraca daquela série. É preciso se importar com aquela trama e com aqueles personagens. Daí certos arremedos narrativos que parecem, a um olhar brasileiro, desnecessários. Padilha é contumaz em conjugar demandas de um produto que se pretende global com Easter Eggs para o expectador brasileiro. Um exemplo é a cena do doleiro, do presidente da estatal e da cafetina comemorando na carceragem da Polícia Federal em Curitiba que o processo iria para o Supremo.

A função da ficção
 
Mais do que qualquer outra produção recente, “O Mecanismo” ensejou um debate sobre a função e o valor social de uma obra de ficção. O objetivo primário da série não é informar ou prover contexto, mas não se pode refutar seu potencial informativo, a maneira como contribui para a formação de convicções. Obras de ficção defendem um ponto de vista e a perspectiva defendida pela obra da Netflix é de que existe um mecanismo sofisticado de corrupção no Brasil entranhado nas diferentes esferas do Poder e que há quem esteja cansado dessas circunstâncias e aja para mudar o paradigma. Não há, portanto, necessidade de repor a verdade, quando nenhuma verdade foi subtraída por um programa que já em seus créditos iniciais se promove como uma obra de ficção.

Deixe seu Comentário

Leia Também

CONSUMIDOR

Projeto prevê interrupção imediata de cobrança de serviço não prestado sem motivo

EDUCAÇÃO

Convocação de lista de espera do Fies é prorrogada até 17 de maio

TRABALHO, PREVIDÊNCIA E ASSISTÊNCIA

Projeto aumenta valor de benefício pago a pessoa com deficiência que trabalha

JUSTIÇA

STF tem placar de 3 a 0 para manter derrubada da desoneração da folha