sexta, 26 de abril de 2024
TECNOLOGIA

Robôs de voz: veja como eles são criados

20 outubro 2019 - 11h00Por Olhardigital

Provavelmente você já foi atendido por um robô de voz parecido com a Simone quando você liga para um call center. As assistentes de voz estão cada vez mais presentes e já resolvem uma grande parte dos atendimentos aos clientes. Essa startup, criada no começo do ano, produz robôs de voz como a Simone. Com Inteligência Artificial, o robô é capaz de criar frases e aprender novas palavras. É possível treiná-lo para que ele responda com uma resposta única a um determinado questionamento ou a vários questionamentos que precisam várias respostas.

Uma das partes mais difíceis na criação de um robô é deixá-lo com uma voz mais humanizada. Para dar voz ao robô, existem duas maneiras: por meio de arquivos de áudio orquestrados, em que se gravam várias perguntas e várias respostas que depois são sincronizadas em uma edição. Outra solução é gerar uma grande base de áudios. Essa base é acessada pelo robô e, com a ajuda da inteligência artificial, são formadas as diferentes frases. O João está justamente contribuindo com um banco de dados de áudio. Nesse momento, ele está gravando diversas palavras diferentes – várias delas que não fazem parte da nossa língua portuguesa – para que o robô aprender. 

Para formar uma boa base de áudio são gravadas em torno de 40 horas em estúdio. Com isso, são necessárias aproximadamente 5 semanas para produzir e entregar um robô de voz a um cliente. E sabe aquelas palavras que o João gravou? Agora elas se transformam em conhecimento adquirido para o robô falar qualquer frase.

Hoje os robôs de áudio são usados para atender clientes, e prestam serviços para qualquer empresa que precisa atender o público. Segundo o pessoal dessa startup, com os robôs, os custos desse atendimento caem em 70%. Foi o que aconteceu aqui. Essa companhia é uma gigante do ramo de assistência residencial, automotiva e de saúde. Mais de 5 milhões de chamadas são recebidas por ano. Ela possui 900 funcionários que trabalham no setor de atendimento ao cliente via telefone. Desde o ano passado, ela vem investindo em tecnologia e hoje o cliente pode fazer o contato com eles por meio de diversos canais: Chatbot, que contém inteligência artificial através de texto; além de um caminho de atendimento feito totalmente via celular. Já as assistentes de voz chegaram esse ano à empresa e, enquanto uma atende os clientes, a outra atende os prestadores de serviço. Das interações que são feitas com os prestadores mais de 60% já ficam por conta dos robôs de voz.

Depois da implementação da assistente de voz Alice, mais de 80 pessoas foram realocadas para fazer outros atendimentos e outras interações na empresa. Não houve demissões, mas é inegável que a substituição de pessoas por robôs preocupa. Será que as assistentes de voz robotizadas vão eliminar o trabalho dos operadores de telemarketing?          

Substituir 100% o ser humano talvez seja ainda algo distante, mas as vozes robotizadas vão fazer parte do nosso dia a dia cada vez mais. Exemplos não faltam, e vão desde a Siri da Apple, o Google Assistant do Google, a Alexa da Amazon e a Cortana do Windows. Elas leem mensagens, fazem pesquisas, cálculos, dizem a previsão do tempo e até chamam o Uber. Estabelecer uma conversa coerente com elas é algo que hoje é totalmente possível. Aliás, aqui no Brasil essa tendência vai ganhar ainda mais força, com a chegada das caixas de som inteligentes da Amazon e, agora, também do Google, que vai para trazer para cá a Nest Mini, que acabou de ser lançada nos Estados Unidos.

Deixe seu Comentário

Leia Também

CONSUMIDOR

Projeto prevê interrupção imediata de cobrança de serviço não prestado sem motivo

EDUCAÇÃO

Convocação de lista de espera do Fies é prorrogada até 17 de maio

TRABALHO, PREVIDÊNCIA E ASSISTÊNCIA

Projeto aumenta valor de benefício pago a pessoa com deficiência que trabalha

JUSTIÇA

STF tem placar de 3 a 0 para manter derrubada da desoneração da folha