sexta, 26 de abril de 2024
FÉRIAS NO BRASIL

É neste cenário que acontece o Festival de Tradições Populares, com desfiles de bandas de pífanos no segundo fim de semana de janeiro

21 dezembro 2017 - 16h20Por Da redação
O primeiro povoado de Alagoas se tornou uma das cidades mais belas do Estado. Fundada no século 16, às margens do rio São Francisco, Penedo guarda um centro histórico tomado por museus e igrejas dos séculos 17 e 18.

A viagem dura cerca de 45 minutos, passando por casebres de ribeirinhos e cruzando com muitas jangadas coloridas. Chegando ao encontro do rio com o mar, a paisagem ganha a moldura de dunas douradas que formam um delta salpicado de coqueiros e imensas lagoas de águas azuis. As embarcações ficam ancoradas por uma hora, tempo estabelecido pelo Ibama para cada visita à região.

O período é suficiente para subir e descer correndo pelas dunas e nadar nas lagoas, mas deixa um gostinho de "quero mais" quando a vontade de apreciar a paisagem não passa de jeito nenhum.

De volta à terra firme, circule a pé pelas ruas de paralelepípedo de Penedo. Comece o roteiro histórico pelo conjunto barroco formado pelo Convento de São Francisco e a Igreja de Santa Maria dos Anjos (1759).

Continue pela aconchegante Igreja de Nossa Senhora da Corrente (1765), com azulejos portugueses policromados; o Teatro Sete de Setembro (1865); e o Museu do Paço Imperial.

É neste cenário que acontece o Festival de Tradições Populares, com desfiles de bandas de pífanos no segundo fim de semana de janeiro. Na mesma época, uma bela procissão fluvial comemora o dia do Bom Jesus dos Navegantes.

Além de história e cultura, Penedo também tem praias. A mais concorrida é a do Peba, a cerca de 30 quilômetros, na foz do São Francisco, com dunas e coqueirais. Boa parte do passeio é feito pela areia, sendo o acesso possível somente com bugues. Já para curtir o pôr do sol, o endereço é o antigo Forte da Rocheira, na beira do Velho Chico.

Deixe seu Comentário

Leia Também

MATO GROSSO DO SUL

Prêmio melhores práticas de segurança pública vai distribuir R$ 35 mil

GERAL

Patentes: tratado pode estabelecer lucro para povos tradicionais

MERCADO

Exportações brasileiras de carne bovina sinalizam possível recorde mensal

ECONOMIA

Produção local pode melhorar alimentação em centros urbanos