sexta, 26 de abril de 2024
LEGISLATIVO

Atendimento prioritário a quem tem fibromialgia é aprovado

30 maio 2019 - 18h30Por Dourados News

Os deputados estaduais analisaram quatro propostas na sessão ordinária desta quinta-feira (30). O Projeto de Lei 104/2019, de autoria do deputado estadual Pedro Kemp (PT), que altera a Lei 3.530/2008, foi aprovado em primeira discussão e votação. Na prática, a proposta inclui as pessoas que têm Fibromialgia, síndrome que provoca dores crônicas em diversas partes do corpo, no direito ao atendimento prioritário em estabelecimentos comerciais e de serviços. O projeto segue para apreciação das comissões de mérito e posterior segunda votação em plenário.

O Projeto de Lei 83/2019, de autoria do Poder Executivo, que altera a Lei 1.810/1997, que dispõe sobre os tributos de competência do Estado, também foi aprovado em primeira. A alteração tem por objetivo permitir que, em casos específicos em que se justifique, a base de cálculo, para efeito de substituição tributária, possa ser estabelecida de forma distinta da que prevista para a generalidade das operações. Agora a proposta vai à segunda discussão e votação em plenário pelos parlamentares.

Em segunda discussão, foi votado o Projeto de Lei Complementar 6/2019, de autoria do Poder Executivo, que altera e acrescenta dispositivos à Lei Complementar 93, de 5 de novembro de 2001, que institui o Programa Estadual de Fomento à Industrialização, ao Trabalho, ao Emprego e à Renda (MS Empreendedor). O objetivo é alterar regras relacionadas à contribuição ao Fundo de Apoio ao Desenvolvimento Econômico e de Equilíbrio Fiscal do Estado (Fadefe) para prever, dentre outros dispositivos, a implantação do monitoramento virtual dos estabelecimentos beneficiados por incentivos fiscais. A proposta segue à sanção do Governo do Estado.

Por fim, já pautado para a sessão ordinária, foi votado em primeira discussão e aprovado o Projeto de Lei 109/2019, do Poder Judiciário, que atualiza em 2,1% a remuneração dos servidores desse órgão. A proposição altera os valores constantes no anexo da Lei 3.687/2009. Na sessão extraordinária, a matéria foi votada e aprovada em segunda discussão e votação, com aprovação das comissões de mérito e agora segue à sanção do Poder Executivo.

O deputado estadual Capitão Contar (PSL) relatou que sempre lutará pelos servidores. “Ontem estava aqui votando a favor dos servidores do Executivo e hoje estou aqui votando pelos servidores do Judiciário. Quero deixar bem claro aqui que os juízes e desembargadores não são contemplados com esse reajuste, que, atinge sim, exatamente os que mais precisam. Vamos lutar nesta Casa de Leis pelo que é correto”, enfatizou.

O deputado estadual Cabo Almi (PT) declarou o reajuste é importante para todos. “Sempre que houver reajuste, independente de qual seja a categoria, eu sempre votarei a favor”, revelou.

Deixe seu Comentário

Leia Também

ECONOMIA

Cesta básica nacional terá 15 alimentos com imposto zerado

SAÚDE

SUS terá sala de acolhimento para mulheres vítimas de violência

ECONOMIA

Reforma propõe devolução de 50% em luz, água e gás a mais pobres

SAÚDE

Brasil tem quase 4 milhões de casos prováveis de dengue