sexta, 26 de abril de 2024
ATENÇÃO MULHERES

Chocolate é aliado contra a TPM, antioxidante e anti-inflamatório

02 março 2018 - 17h20Por G1

Ele é antioxidante, anti-inflamatório e ainda ajuda a combater os sintomas da TPM. A nutricionista Danielle Fontes contou qual o chocolate ideal e quanto a gente pode comer e o psiquiatra e consultor Daniel Barros explicou os efeitos do chocolate no cérebro.

O chocolate não é exatamente um antidepressivo, mas ele dá prazer. Por isso, ele é a salvação de muitas mulheres que estão na TPM. O cacau, base do verdadeiro chocolate, estimula a produção de substâncias fundamentais para o bom humor. “O chocolate é rico no aminoácido, que é o triptofano. Quando absorvido, ele leva à produção de serotonina, que gera prazer”, explica o endocrinologista Márcio Mancini.

Mas para isso, ele precisa ter mais cacau do que qualquer outro ingrediente! Quanto mais amargo, melhor. Não adianta se jogar no chocolate ao leite, como lembrou a nutricionista. Veja as vantagens e desvantagens de cada tipo de chocolate:

Ao leite: é mais doce e mais calórico que o amargo. Como não tem quantidade significativa de cacau, não traz benefícios à saúde.

Amargo: esse tipo de chocolate é o que efetivamente tem mostrado maiores benefícios à saúde, conforme estudos científicos. Para ser considerado amargo, o chocolate deve ter pelo menos 70% de cacau em sua composição.

Meio amargo: apresenta concentração significativa de cacau, ao menos 40%. Também não contém leite, mas leva mais açúcar que a versão amarga.

Branco: o mais calórico e não traz nenhum benefício.

Diet: o perigo reside justamente no fato de que apresenta maiores quantidades de gordura em comparação aos outros.

A base de soja: indicado para portadores de doença celíaca ou para casas de intolerância a lactose. O valor calórico é menor comparado ao diet e ao chocolate ao leite.

Com avelã, nozes, castanhas: as oleaginosas são fontes de vitaminas e minerais, mas adicionam mais calorias ao chocolate.

Alfarroba: é fonte importante de minerais, não contém açúcar e também tem alto teor antioxidante.

Deixe seu Comentário

Leia Também

ECONOMIA

Prévia da inflação oficial recua para 0,21% em abril

MATO GROSSO DO SUL

Prêmio melhores práticas de segurança pública vai distribuir R$ 35 mil

GERAL

Patentes: tratado pode estabelecer lucro para povos tradicionais

MERCADO

Exportações brasileiras de carne bovina sinalizam possível recorde mensal