sexta, 26 de abril de 2024
PANDEMIA

Desrespeito às medidas de isolamento continua favorecendo as estatísticas da Covid

06 julho 2020 - 13h30Por Portal do MS

Há meses com a taxa de isolamento social estagnada e com avisos diários de autoridades estaduais de saúde para os riscos do descaso de grande parte da população com a pandemia, Mato Grosso do Sul vive um momento complicado com o aumento exponencial de casos do novo coronavírus.

De um lado da balança a baixa adesão às medidas restritivas necessárias para conter a pandemia. De outro o aumento das taxas, de testes positivos, de ocupação de leitos e de óbitos. Infelizmente o desrespeito ao distanciamento tem pesado mais favorecendo o vírus, que já toma 91% dos municípios sul-mato-grossenses.

Situação mapeada no domingo no país e nas capitais

Nas últimas semanas a doença se espalhou de forma expressiva no Estado. Para se ter uma ideia no dia 6 de junho haviam 2.132 casos, taxa de ocupação de leitos clínicos em 7%, UTI em 10% e 21 óbitos. Um mês depois, são 10.253 testes positivos, ocupação de leitos clínicos em 22%, de UTI em 40%, e 122 pessoas perderam a vida para o vírus.

Sexta-feira (3.7) Mato Grosso do Sul registrou o menor índice de isolamento social para o mês com índice de 35,9%. No sábado (4.7) a adesão foi de 39,5% e no domingo (5.7) subiu para 46,8%. As médias continuam muito aquém do recomendado para conter a disseminação do vírus de 60% a 70%.

Gráfico das taxas de isolamento social nas ultimas seis semanas na Capital

Campo Grande que recentemente voltou a ser o epicentro da doença no Estado, também desenha o cenário de montanha russa com as taxas de recolhimento mapeadas. Na sexta-feira foi de 35,5%, no sábado de 39,2% e domingo 46,2%.

Além da Capital, as taxas mapeadas para o domingo nos municípios variam entre 29,2% anotado em Sete Quedas e 63,6% em Japorã. A lista completa pode ser conferida aqui.

Deixe seu Comentário

Leia Também

MERCADO

Exportações brasileiras de carne bovina sinalizam possível recorde mensal

ECONOMIA

Produção local pode melhorar alimentação em centros urbanos

QUINA

Aposta feita em MS leva mais de R$ 11 milhões na Loteria

ESPORTES

TV Brasil transmite 3 jogos da Série B do Brasileirão no fim de semana