sexta, 29 de março de 2024
CAPITAL

Doador anônimo doa dispositivo para cirurgia rara em bebê recém-nascida

08 agosto 2020 - 08h00Por Campo Grande News

Graças a um doador anônimo que viabilizou a realização de uma rara cirurgia na Santa Casa de Campo Grande, um bebê com apenas 52 dias de nascido, vai poder ter uma vida normal daqui em diante. O recém-nascido sofria de uma anomalia congênita rara, que é caracterizada pela diminuição da mandíbula, retração da língua e obstrução das vias áreas, chamada de "Sequência de Robin". O paciente nasceu em Maracaju e, ainda na maternidade necessitou de intubação, sendo imediatamente transferido para a Capital, tendo sérias complicações durante o transporte, em decorrência do problema de saúde.

Durante os exames clínicos enquanto estava na UTINeo (Unidade de Terapia Intensiva Neonatal) da Santa Casa foi constatado o diagnóstico, na qual a intervenção cirúrgica era o melhor tratamento para melhora da qualidade de vida do paciente e redução de sequelas.

O bebê foi submetido a um procedimento chamado de “distração osteogênica mandibular” pela equipe do serviço de cirurgia e traumatologia bucomaxilofacial. 

O dispositivo implantado no paciente, que não tem cobertura pelo Sistema Único de Saúde, foi doado à família do bebê por uma pessoa que não quis se identificar.

Ao todo, foram cerca de 2h30 de cirurgia sem intercorrências. Com o procedimento, a mandíbula já foi aumentada em 13mm, o que já garantiu ao paciente a desobstrução das vias aéreas e possibilidade de alta para os próximos dias.

Os responsáveis pelo procedimento foram os cirurgiões dentistas, Dr. Everton Pancini e Dr. Hugo Mituo com o apoio dos residentes em bucomaxilofacial Lucas Marques Meurer, Claudio Santana, Ariane Verlingue, Diogo Marques, Caio Lacerda e Valdir Amancio, contado com a ajuda importante dos médicos anestesiologistas Dr. Rodrigo Kanashiro, Dr. Ivonei Assad Villa Maior e residente da especialidade Dr. Thiago Cortes e da participação da cirurgiã pediátrica, Drª Regina Maria Araújo Ajalla e da  residente da especialidade, Drª Larissa Ritter.

Deixe seu Comentário

Leia Também

FRONTEIRA

Traficante foragido é preso e polícia apreende 784kg de maconha em Ponta Porã

DETRAN

Condutores que possuem CNH categorias C, D e E tem até 31 de março para renovar exame toxicológico

PROCON

Procon e Delegacia do Consumidor capacitam equipes para atuar contra a pirataria em MS

ECONOMIA

Empregos com carteira assinada batem recorde, segundo IBGE