Menu
Busca segunda, 19 de outubro de 2020
CORONAVÍRUS

Governo do Estado amplia para 1.800 capacidade diária de testes de Covid-19 pelo Lacen

18 setembro 2020 - 15h30Por Portal do MS

Por intermédio da Secretaria de Estado de Saúde, o Governo de Mato Grosso do Sul colocou em funcionamento nesta semana as duas novas maquinas de extração automatizada para o diagnóstico do coronavírus pelo Laboratório Central de Saúde Pública de Mato Grosso do Sul (Lacen/MS).

Cada maquina tem capacidade de extrair 96 amostras em 2 horas de trabalho, chegando a realização de 1.800 testes por dia. Com isso, o Lacen se torna autossuficiente na realização de teste de biologia molecular RT-PCR, considerado padrão ouro pelo Ministério da Saúde.

Conforme o secretário de Estado de Saúde, Geraldo Resende, os novos equipamentos ajudam para acelerar o resultado dos exames. “Quanto antes o paciente tiver o resultado, mais rápidas as medidas de tratamento e de contenção na propagação do vírus serão eficientes. Isso demonstra a preocupação do Governo do Estado no combate à pandemia”, ressalta Resende.

Uma das novas máquinas de extração automatizada foi adquirida com recursos do Governo do Estado e a outra foi enviada pelo Ministério da Saúde. Após a aquisição dos kits de extração e treinamento da equipe do Lacen foi possível o início das atividades dos equipamentos.

Desde o início da pandemia de coronavírus, o Laboratório Central de Saúde Pública de Mato Grosso do Sul realizou 102.630 testes de diagnóstico de Covid-19. Atualmente, o Lacen possui em estoque kits de extração para a realização de mais 80.420 exames RT-PCR.

O Lacen começou a realizar os exames RT-PCR para diagnóstico de coronavírus em 14 de março. Desde então foi buscando formas de ampliar a capacidade diária de realização de testes. O Lacen realizou parcerias com a UFMS, UFGD, Embrapa, Fiocruz e Hemosul para a ampliação da testagem, chegando a realização de 800 testes diários. Agora com os novos equipamentos, a capacidade diária vai passar para 1.800 exames.

Deixe seu Comentário

Leia Também

POLÍTICA
Bolsonaro participa da abertura de fórum econômico com países árabes
JUSTIÇA
TSE rebate notícias falsas sobre urna de 2018 que voltaram a circular
GERAL
INSS define como comprovar vida de beneficiário que mora no exterior
ECONOMIA
Mercado financeiro projeta queda de 5% na economia este ano