quarta, 01 de maio de 2024
NA VÉSPERA DE NATAL

Governo do Estado leva três pacientes para fazer transplante no Paraná

24 dezembro 2020 - 12h00Por Portal MS

Em mais uma ação humanitária, o Governo do Estado, através da Secretaria de Estado de Saúde (SES) e Corpo de Bombeiros Militar, realizou o transporte de três pacientes nesta quinta-feira (24.12), véspera de Natal, que terá a possibilidade de fazer transplante de órgãos na cidade de Campina Grande do Sul, distante 30,5 km de Curitiba, no Paraná.

O secretário de Estado de Saúde, Geraldo Resende, destacou que o setor de transplantes foi elencado como uma das prioridades da gestão. “Nunca mediremos esforços para que os pacientes possam ter a oportunidade de terem seu transplante realizado. Nossa equipe se empenhou para conseguir levar os pacientes até o Hospital”, disse.

Os pacientes Eliete Contine Silva, de 54 anos, e Santiago Cuella Da Silva, de 24 anos, são renais crônicos moradores de Campo Grande que estão aguardando na fila para o transplante do órgão. Janete Ribeiro Perin é moradora de Jardim e espera pela doação de um fígado. Nesta véspera de Natal os três foram convocados, após encontrarem um doador compatível.

Ao todo são convocados dez pacientes compatíveis com o órgão a ser doado. No Hospital serão realizados diversos testes para analisar o grau de compatibilidade de cada paciente. O órgão será transplantado para o paciente com maior grau de compatibilidade, respeitando a ordem de espera na fila.

Caso seja positivo, o transplante será realizado no Hospital Angelina Caron, em Campina Grande do Sul.

A aeronave utilizada para fazer o transporte foi um Baron G58, bimotor potente, com excelente alcance e capacidade de voo, pertencente ao Corpo de Bombeiros Militar. Os pacientes vão de avião até o aeroporto Bacacheri em Curitiba e de lá, o Corpo de Bombeiros do Paraná fará o translado dos pacientes até o Hospital no município vizinho.

Segundo a Central de Transplantes de Mato Grosso do Sul, esse ano foram realizados 129 transplantes de órgãos, três de coração, 3 de rins e 103 de córneas. Também foram coletados 160 órgãos. Foram enviados para transplantes em paicntes d eoutros Estados 97 órgãos coletados em Mato Grosso do Sul, quatro corações, quinze córneas, 23 fígados, um pulmão e 54 rins.

Deixe seu Comentário

Leia Também

ESPORTES

Rádio Nacional transmite disputa da Copa do Brasil nesta quarta-feira

BRASIL

Pacheco anuncia sessão para debater dívidas dos municípios e desoneração

SAÚDE

Vacinação contra gripe é ampliada para público acima de 6 meses

GERAL

Aposentados seguem no mercado de trabalho para complementar renda