sexta, 26 de abril de 2024
SAÚDE

Governo quer antecipar entrega de vacinas contra influenza no Amazonas

01 março 2019 - 08h30Por Agência Brasil

O Ministério da Saúde adota medidas para fazer com que lotes de vacinas contra a gripe cheguem de forma antecipada ao estado do Amazonas que enfrenta um surto de casos da doença. A pasta negocia com o laboratório responsável a fabricação antecipada de vacinas contra o vírus Influenza. A previsão é que elas estejam disponíveis ao estado até a primeira semana de abril.

O adiantamento foi uma demanda do governo do estado em razão do grande número de casos de gripe nas cidades amazonenses. Segundo o ministério, a circulação do vírus está sendo potencializada pelas chuvas e enchentes na região.

A medida foi comunicada pelo ministro da pasta, Luiz Henrique Mandetta, em reunião com representantes do governo do estado anteontem (27), em Brasília.

O ministério informou à Agência Brasil que as doses serão encaminhadas à Secretaria de Saúde do estado após o laboratório responsável terminar o preparo da imunização. De forma emergencial, serão enviados lotes extras da vacina e uma equipe para auxiliar as autoridades locais na contenção do surto.

Também serão enviados 20 mil tratamentos de fosfato de oseltamivir até o fim da semana. De acordo com o ministério, no mês de janeiro, já haviam sido disponibilizados 12.480 tratamentos com o medicamento, indicado para casos de síndrome respiratória aguda grave decorrente de gripe e síndrome gripal com risco de complicações.

O Ministério da Saúde recomenda que as pessoas no estado adotem medidas de prevenção para evitar a disseminação do vírus, como lavar as mãos constantemente e adotar cuidados com possíveis contaminações pelo ar.

Deixe seu Comentário

Leia Também

CONSUMIDOR

Projeto prevê interrupção imediata de cobrança de serviço não prestado sem motivo

EDUCAÇÃO

Convocação de lista de espera do Fies é prorrogada até 17 de maio

TRABALHO, PREVIDÊNCIA E ASSISTÊNCIA

Projeto aumenta valor de benefício pago a pessoa com deficiência que trabalha

JUSTIÇA

STF tem placar de 3 a 0 para manter derrubada da desoneração da folha