sexta, 26 de abril de 2024
SAÚDE

MS vai receber 131,3 mil vacinas contra Meningite

15 dezembro 2018 - 12h15Por Da redação

Há alguns meses, as unidades de saúde de Mato Grosso do Sul vêm administrando a pouca quantidade de vacinas meningocócicas do tipo C, disponibilizadas pelo Ministério da Saúde. Em Campo Grande, de acordo com denúncia de populares, a vacina não estava mais sendo encontrada nos postos de saúde.

No entanto, conforme apurado pelo Correio do Estado, ainda neste mês, o Ministério da Saúde enviará um estoque de 131,3 mil doses de vacina contra a Meningite.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), existe a possibilidade de algumas unidades de saúde não disponibilizarem mais a vacina. Segundo a secretaria, houve uma redução na distribuição destinada pelo Ministério da Saúde. Ainda conforme a Sesau, a falta da vacina compromete a assistência epidemiológica da imunização.

Ainda segundo o site, em contato com o Ministério da Saúde, foi informado que o estoque realmente foi reduzido durante alguns meses, mas que o problema foi devido a atrasos na entrega pelo laboratório responsável, a Fundação Ezequiel Dias (Funed). No entanto, garantiu que o envio da vacina para o mês de dezembro já foi providenciado e as doses serão distribuídas nos postos nos próximos dias, ainda neste mês. O ministério ainda informou que continuará atendendo a demanda dos estados de acordo com o cumprimento do cronograma de entregas pelo laboratório.

Dados do Ministério da Saúde apontam que neste ano foram distribuídos, 9,8 milhões de  vacinas em todos os estados do Brasil.

Vacinação

A vacina faz parte da rotina do Calendário Nacional de Vacinação e está disponível durante todo o ano. A dose deve ser administrada aos 3 meses e aos 5 meses, com reforço aos 12 meses. Para crianças que não receberam o reforço aos 12 meses, a vacina poderá ser administrada até os 4 anos. Os adolescentes de 12 e 13 anos também deve ser vacinados, com dose única que serve também como reforço.

Meningite

A Meningite é uma doença causada por uma bactéria gram-negativa chamada Neisseria meningitidis, que possui diferentes sorogrupos. Esta doença provoca sintomas como febre, dor de cabeça, náusea, vômito ou sinais de inflamação das meninges, e quando não diagnosticada de forma precoce pode levar a morte ou deixar sequelas como surdez ou lesões cerebrais.

Deixe seu Comentário

Leia Também

CONSUMIDOR

Projeto prevê interrupção imediata de cobrança de serviço não prestado sem motivo

EDUCAÇÃO

Convocação de lista de espera do Fies é prorrogada até 17 de maio

TRABALHO, PREVIDÊNCIA E ASSISTÊNCIA

Projeto aumenta valor de benefício pago a pessoa com deficiência que trabalha

JUSTIÇA

STF tem placar de 3 a 0 para manter derrubada da desoneração da folha