Menu
Busca segunda, 25 de março de 2019
(67) 9.9973-5413
SAÚDE

MS vai receber 131,3 mil vacinas contra Meningite

15 dezembro 2018 - 12h15Por Da redação

Há alguns meses, as unidades de saúde de Mato Grosso do Sul vêm administrando a pouca quantidade de vacinas meningocócicas do tipo C, disponibilizadas pelo Ministério da Saúde. Em Campo Grande, de acordo com denúncia de populares, a vacina não estava mais sendo encontrada nos postos de saúde.

No entanto, conforme apurado pelo Correio do Estado, ainda neste mês, o Ministério da Saúde enviará um estoque de 131,3 mil doses de vacina contra a Meningite.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), existe a possibilidade de algumas unidades de saúde não disponibilizarem mais a vacina. Segundo a secretaria, houve uma redução na distribuição destinada pelo Ministério da Saúde. Ainda conforme a Sesau, a falta da vacina compromete a assistência epidemiológica da imunização.

Ainda segundo o site, em contato com o Ministério da Saúde, foi informado que o estoque realmente foi reduzido durante alguns meses, mas que o problema foi devido a atrasos na entrega pelo laboratório responsável, a Fundação Ezequiel Dias (Funed). No entanto, garantiu que o envio da vacina para o mês de dezembro já foi providenciado e as doses serão distribuídas nos postos nos próximos dias, ainda neste mês. O ministério ainda informou que continuará atendendo a demanda dos estados de acordo com o cumprimento do cronograma de entregas pelo laboratório.

Dados do Ministério da Saúde apontam que neste ano foram distribuídos, 9,8 milhões de  vacinas em todos os estados do Brasil.

Vacinação

A vacina faz parte da rotina do Calendário Nacional de Vacinação e está disponível durante todo o ano. A dose deve ser administrada aos 3 meses e aos 5 meses, com reforço aos 12 meses. Para crianças que não receberam o reforço aos 12 meses, a vacina poderá ser administrada até os 4 anos. Os adolescentes de 12 e 13 anos também deve ser vacinados, com dose única que serve também como reforço.

Meningite

A Meningite é uma doença causada por uma bactéria gram-negativa chamada Neisseria meningitidis, que possui diferentes sorogrupos. Esta doença provoca sintomas como febre, dor de cabeça, náusea, vômito ou sinais de inflamação das meninges, e quando não diagnosticada de forma precoce pode levar a morte ou deixar sequelas como surdez ou lesões cerebrais.

Deixe seu Comentário

Leia Também

POLÍCIA
Identificado jovem assassinado com mais de 20 tiros em Ponta Porã
INSEGURANÇA
Dupla é presa após roubo a posto de combustível em Ponta Porã
PARAGUAI
Jovem de 19 anos é executado a tiros em Pedro Juan Caballero
POLÍCIA
Jovem é morto a tiros no bairro São João em Ponta Porã