sexta, 26 de abril de 2024
IMUNIZAÇÃO

Vacinas pentavalente chegam a MS neste sábado

10 janeiro 2020 - 12h30Por Dourados News

Todos os estados brasileiros recebem, a partir desta quinta-feira, doses da vacina pentavalente. Ao todo, são enviados 1,7 milhão de doses dessa vacina, que garante a proteção contra 5 doenças: difteria, tétano, coqueluche, hepatite B e a bactéria haemophilus influenza tipo b (responsável por infecções no nariz e garganta).

A pentavalente é distribuída pelo Ministério da Saúde e é adquirida pelo Fundo Estratégico da Organização Pan-Americana da Saúde, a OPAS.

Isso porque não existe laboratório produtor no Brasil. Entre junho e dezembro de 2019, o envio desta vacina esteve irregular por causa de problemas com o fornecedor. Lotes do laboratório pré-qualificado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) foram reprovados no teste de qualidade do Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde (INCQS) e análise da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Em agosto do ano passado, o Ministério da Saúde solicitou reposição do produto, mas, naquele momento, não havia disponibilidade imediata no mundo.

Esse quantitativo enviado aos estados inicia o restabelecimento do quantitativo enviado mensalmente pelo Ministério das Saúde aos estados do país, como explica o ministro interino da Saúde, João Gabbardo.

Deixe seu Comentário

Leia Também

ECONOMIA

Cesta básica nacional terá 15 alimentos com imposto zerado

SAÚDE

SUS terá sala de acolhimento para mulheres vítimas de violência

ECONOMIA

Reforma propõe devolução de 50% em luz, água e gás a mais pobres

SAÚDE

Brasil tem quase 4 milhões de casos prováveis de dengue