Menu
Busca domingo, 25 de outubro de 2020

Delegação de Mato Grosso do Sul se destaca na edição 2015 das Paralimpíadas Escolares, em Natal (RN)

27 novembro 2015 - 10h45Por Fundesporte
Os garotos do futebol de 7 de Mato Grosso do Sul golearam o Distrito Federal, na manhã de hoje, no campo do Aeroclube de Natal. A vitória garantiu vaga na final do torneio das Paralimpíadas Escolares.

O time jogou bem, tocou a bola, administrou a partida e com os titulares em campo, terminou o primeiro tempo vencendo por 10×0. Bruno, artilheiro do time, fez três gols e Piu, cinco. Na segunda etapa, o técnico Wagner Melo mudou a equipe para poupar jogadores para a final. Os reservas entraram e não deixaram o ritmo cair. A partida terminou 19×2.

Com as três vitórias, Mato Grosso do Sul terminou em primeiro no grupo A e enfrenta o Rio de Janeiro, melhor do grupo B, na briga pela medalha de ouro. A partida está marcada para as 8h30, desta sexta-feira, no Aeroclube de Natal e será um tirateima. Na primeira rodada, as equipes terminaram empatadas em 6×6.

“Será um jogo completamente diferente. Vale medalha, então será mais pegado. Ninguém vai tirar o pé. Todos querem ganhar. Temos que estar preparados, marcar bem, tocar bem a bola porque a equipe do Rio é muito boa, base da seleção brasileira, entrosada e equilibrada. Vamos jogar com tudo para vencer e levar a medalha de ouro para casa”, disse o técnico Wagner Melo.

Os garotos estão ansiosos com a partida. “A gente já sabia que ia ser contra o Rio. Sabemos que eles são fortes, mas nós vamos ganhar”, disse Piu. “O ouro será nosso. Não vamos dar bobeira. Temos que jogar bem e evitar errar”, completou Bruno.

Salto em distância

Paulo Henrique de Andrade dos Reis, da Escola Estadual Presidente Tancredo Neves, de Dourados, voltou ao pódio das Paralimpíadas Escolares. Depois do bronze conquistado ontem, no arremesso de peso, Paulo ficou com o ouro no salto em distância, classe T13, uma das provas mais difíceis dos jogos.

Na classe de Paulo, competem 10 atletas, quase o dobro de grande parte das provas. O garoto que tem três paralimpíadas no currículo, além desta, conquistou sua quarta medalha: a segunda de ouro. Em sua prova mais forte dos Jogos, o atleta saltou 5,63m e deixou todos os adversários para trás. Com a marca, o sul-mato-grossense estabeleceu o novo recorde escolar da prova, superando a distância anterior em 78cm.

Paulo treina desde 2011. O ritmo é forte. São cinco dias por semana de preparação comandada pelo técnico Antonio Pietramalli, no estádio Douradão. Pela primeira vez ele irá participar da corrida de 100m. A ansiedade é grande. “A prova que eu mais gosto no atletismo é a dos 100m. Como sempre fui pequeno e magro, não conseguia competir. Este ano eu me preparei e vou poder diputar. Vai ser uma disputa boa. Espero conseguir a medalha de ouro”, disse o atleta que quer se despedir das Paralimpíadas em grande estilo. Paulo já tem 17 anos e não poderá mais participar dos jogos.

O futuro do garoto no atletismo porém, está garantido. Ele já compete entre os adultos e é o líder do ranking brasileiro de salto em altura. A medalha de ouro de Paulo é a sétima ganha por Mato Grosso do Sul nas Paralimpíadas Escolares.

O atleta Matheus Canan da Silva, da Escola Estadual Professor João Magiano Pinto, de Três Lagoas, abocanhou seu segundo bronze, na manhã de hoje (26), nas Paralimpíadas Escolares. Ele atingiu a marca de 4,16m, na classe F44 e ficou em terceiro no salto em distância. A primeira medalha havia sido conquistada ontem, no arremesso de peso.

Matheus ainda disputa os 100m e tem a chance de garantir mais uma medalha para o Estado. Com o bronze, MS soma nove medalhas: três de ouro, uma de prata e cinco de bronze.

Modalidades


Bryan Lucas Baixo Felix, da Escola Municipal Francklin Luiz Azambuja, de Dourados, conquistou a décima medalha de MS nas Paralimpíadas; a nona vinda do atletismo. O garoto subiu ao pódio, nos 1500m, classe F35. Ele completou o percurso em 4‘38“ e garantiu a medalha para o Estado.

A atleta Thais Fernanda de Lima Constantino, da Escola Estadual Padre Marino Blandine, de Campo Grande ficou em segundo nos 100m, classe T53. A medalha de prata foi a 11a conquistada pelo Estado nas Paralimpíadas Escolares. Já são três ouros, três pratas e cinco bronzes.

Thais também havia conquistado o ouro no arremesso de peso, na classe F55. Ela não teve adversários, arremessou 2,55m e ficou com o ouro.

Emanuel Tiago Santos Alves, da Escola Estadual Afonso Pena, de Três Lagoas subiu novamente no lugar mais alto do pódio das Paralimpíadas Escolares. Depois do ouro no arremesso de peso, ganho ontem, o garoto foi o melhor no salto em distância, classe T37. Ele deixou sete concorrentes para trás ao atingir a marca de 4,38m e ficou com a medalha de ouro..

O atleta ainda tem a oportunidade de amanhã terminar os jogos com três primeiros lugares. A última prova de Emanuel será os 100m.

Com o resultado MS soma oito medalhas: três de ouro, uma de prata e quatro bronzes.

A atleta Monique Lopes Marques, da Escola Estadual Joaquim Murtinho, de Campo Grande, conquistou hoje (26), a primeira medalha entre as garotas de Mato Grosso do Sul. Ela ficou em terceiro lugar no arremesso de peso, classe F11. A prova foi disputada no início da manhã, na UFRN, em Natal.

Monique conseguiu alcançar a marca de 4,52m e assegurou a medalha de bronze. O resultado dá a MS sua sexta medalha nas Paralimpíadas. A quinta ganha no atletismo.

Também no arremesso de peso, Thais Fernanda de Lima Constantino, da Escola Estadual Padre Marino Blandine, de Campo Grande, não teve adversários, na classe F55. Ela arremessou 2,55m e ficou com o ouro. A medalha porém, não conta pontos no quadro geral, nem na competição por equipes do atletismo.

Deixe seu Comentário

Leia Também

SAÚDE
MS registra 479 novos casos de Covid-19 e faixa etária de 30 a 39 anos é a mais afetada
AQUIDAUANA
Polícia Militar Ambiental autua infrator em R$ 2,3 mil por incêndio em leiras de vegetação proveniente de limpeza
ECONOMIA
Decisão do STF evita perda na arrecadação de R$ 1,2 bilhão, diz Reinaldo Azambuja
DOURADOS
Homem invade casa, tenta estuprar jovem e é detido por populares