quinta, 25 de abril de 2024
ESPORTES

Empresas brasileiras presentes no campeonato espanhol

15 janeiro 2021 - 10h05Por Sandro Maciel - Jornalista

Quem nunca viu os anúncios dos patrocinadores ao lado do gramado durante as transmissões das partidas ou quando foi ao estádio de futebol? Quem tem assistido à liga espanhola ultimamente deve ter notado alguns anúncios de marcas brasileiras nos painéis de Led, principalmente durante o El Clásico (Real Madrid X Barcelona), ou outros jogos importantes do torneio. E você pode ter pensado que deve ser caro ocupar aquele local com o logo da sua marca durante uma das partidas mais assistidas do planeta. Mas na verdade não é tão caro quanto pensamos - esse tipo de marketing é conhecido de supponor, e faz com que várias frases publicitárias sejam enviadas para vários locais diferentes simultaneamente. 

O El Clásico que está sendo transmitido na China mostra propagandas relacionadas às multinacionais do país, ou alguma outra empresa chinesa que deseje se comunicar com seu público, e o mesmo ocorre tanto com o Brasil, quanto com diversos outros países do globo como França, Itália e Alemanha por exemplo. Para quem detém os direitos do estádio e painéis eletrônicos que estão presentes ao redor do campo onde a partida é realizada, seja ela de qual campeonato for, é uma oportunidade de ouro para potencializar seu lucro, multiplicando a comercialização do espaço de maneira personalizada. Isso é benéfico principalmente nos grandes jogos, que atraem um público enorme, além de uma legião de apostadores, que podem aproveitar o bônus de cadastro em casas de apostas para potencializar suas chances de vitória. O ato de vender a mesma publicidade só que de maneira multiplicada para várias companhias ao redor do mundo, faz com que a comercialização seja realizada de acordo com os padrões do mercado publicitário de cada nação. Sendo assim, o preço é cobrado em consonância com o potencial de cada mercado, com isso muitas empresas podem ter um ótimo canal de propaganda sem precisar investir muito dinheiro.

Mas, obviamente, quanto maior e mais importante for o jogo, maior será o preço cobrado pela publicidade. Para entender isso é simples, se levarmos em consideração o mercado brasileiro, a inserção da propaganda de uma marca nos painéis de Led por um minuto, em jogos menos importantes custa R$ 5.000, porém em partidas de maior impacto como o El Clásico, que é um dos duelos mais assistidos do planeta, o valor pode chegar a R$ 25.000 por minuto. Com isso fica clara a importância das inovações tecnológicas no setor, que possibilitaram um meio de criar um forma de propaganda mais dinâmica e interativa, capaz de fornecer um serviço a baixo custo e que ainda assim pode potencializar os ganhos do donatário.

Goleiro do Real Madrid critica a liga espanhola

Uma das estrelas do Real Madrid, o goleiro Thibaut Courtois não gostou nada das condições que tiveram que enfrentar para jogar contra o Osasuna. O futebolista acabou lançando duras críticas contra a La Liga, por autorizar a realização dos jogos em um momento que boa parte da Espanha está sofrendo com uma tempestade. “O que La Liga fez com a tempestade é um pouco lamentável, o que eles fizeram conosco ou com outras equipes como o Rayo Vallecano. Ontem, decolamos com metade da pista congelada. Claro que podemos jogar, mas não somos um show, somos humanos” disse Courtois.

Um dos principais empecilhos para a realização da partida foi o mau tempo, sendo que os merengues passaram cerca de três horas trancados no avião, enquanto esperavam que a tempestade amenizasse um pouco para que pudessem decolar.  E esse foi o principal motivo da revolta do goleiro, que ainda disse: "Jogamos porque eles nos pedem e porque dizem que, se você não jogar, perde os três pontos. Você vê como Madri está com a tempestade e como a estrada estava cheia de neve quando você veio ao estádio hoje e você tem que pensar que temos famílias e não somos fantoches que sempre têm que brincar”.

O goleiro disse ainda que o Real Madrid pediu para a La Liga cancelar a partida até domingo, mas não foram atendidos. Contudo, ele agradeceu aos funcionários do Osasuna, pelo esforço em deixar o campo em boas condições.

Deixe seu Comentário

Leia Também

GERAL

Apenas 3% dos países terão taxa de fertilidade suficiente até 2100

GERAL

Pampa é o bioma brasileiro menos protegido por unidades de conservação

SAÚDE

Quedas levaram mais de 33 mil crianças ao SUS em 2023

LEVANTAMENTO

Acidentes de trabalho geraram R$ 387 mi em gastos previdenciários em Mato Grosso do Sul