sexta, 26 de abril de 2024
ESPORTES

Ministério Público de Mato Grosso do Sul libera o Estádio Morenão

06 fevereiro 2018 - 18h05
Os Promotores de Justiça Fabrício Proença de Azambuja e Luiz Eduardo Lemos de Almeida expediram nesta segunda-feira (05/02) notificação à Federação de Futebol de Mato Grosso do Sul, informando que poderá realizar os jogos programados para o Campeonato Sul-Mato-Grossense de Futebol Profissional Estadual - Série A – 2018 no Estádio Pedro Pedrossian – "Morenão", com portões abertos ao público.

De acordo com os autos foi instaurado na 25ª Promotoria de Justiça o Inquérito Civil nº 007/2014 em 07 de abril de 2014, com o escopo de averiguar as condições de segurança do torcedor do Estádio Pedro Pedrossian - Morenão, que seria utilizado na competição desportiva referente ao Campeonato Sul-Mato-Grossense de Futebol Profissional Estadual Série A – 2014.

Verificou-se que alguns dos laudos imprescindíveis ao pleno funcionamento do estádio, como garantia à segurança dos torcedores, encontravam-se vencidos: Laudo de Prevenção e Combate a Incêndio e Pânico (vencido dia 10/05/2017) e Laudo de Condições Sanitárias e de Higiene (vencido dia 03/09/2017). Assim, à época mostrava-se jurídica e faticamente inviável a realização de qualquer evento sem a devida regularização.

Foi expedido o ofício à Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, com cópia da manifestação, informando que, conforme os laudos de vistorias encaminhados a 25ª Promotoria de Justiça, existiam impedimento à designação e celebração de eventos esportivos no Estádio Pedro Pedrossian – Morenão pois, além de alguns dos laudos elementares estarem vencidos, neles são indicadas várias irregularidades impeditivas da realização legal e segura de qualquer evento desportivo no local, até regularização total do estádio, restando facultada aos destinatários dos ofícios a apresentação de esclarecimentos ou justificativas que entenderem pertinentes.

No dia 12 de janeiro de 2018 a 25ª Promotoria de Justiça recebeu os laudos de Prevenção e Combate a Incêndio e Pânico, Condições Sanitárias e de Higiene, Segurança, bem como, contrato particular de serviços de segurança privada e emergência médica contratados pelos times desta Capital para os eventuais jogos a serem realizados durante o Campeonato Estadual Sul-Mato-Grossense - Série A - Edição 2018.

Foi imprescindível a realização de laudos complementares de Segurança, de Prevenção e Combate a Incêndio e Pânico e principalmente de Vistoria de Engenharia, Acessibilidade e Conforto, para que atestassem que as irregularidades mencionadas foram sanadas, excluindo aqueles que por sua natureza só poderiam ser constatados pelas autoridades no dia do evento, razão pela qual a requerida foi notificada para não realizar os jogos e para apresentar os laudos mencionados. Novos laudos/documentos foram apresentados nos dias 17 e 18 de janeiro.

Entretanto, com relação à Apólice de Seguro Obrigatório do Torcedor, esta foi apresentada somente com a assinatura da requerida Federação de Futebol de Mato Grosso do Sul, sem a assinatura do corretor, devendo ser regularizada. Com relação ao laudo de prevenção e combate a incêndio as não conformidades encontradas foram a ausência de laudo arquitetônico, projeto de aprovação do processo de segurança contra incêndio e pânico e instalação de sistema de alarme de incêndio.

O Laudo de Engenharia, apontou que a maioria das não conformidades não foram sanadas e estranhamente, apesar de já terem sido elencados os prazos para as providências, o engenheiro responsável concedeu mais 12 meses para correção.

Diante das irregularidades visando não prejudicar o andamento do campeonato, foi autorizada a realização dos jogos programados para o Campeonato Sul-Mato-Grossense de Futebol Profissional Estadual - Série A no "Morenão", com portões fechados ao público.

No dia 2 de fevereiro a Federação, encaminhou o Ofício 032/VP/FFMS/2018, o qual contém em seu bojo novo laudo de condições sanitárias e de higiene; cópia do Ofício n. º 015 SAT/1ºGBM/2018 do Corpo de Bombeiros com o Relatório de Vistoria referente ao Sistema de Alarme instalado juntamente com a RRT; Apólice de Seguro Torcedor entre a FFMS e a seguradora CHUBB devidamente assinado; e Laudo Complementar de Vistoria de Engenharia com ART.

Com os novos laudos e documentos apresentados verifica-se a possibilidade da realização dos jogos com portões abertos ao público até 8 de abril de 2018 data final do Campeonato Estadual, quando então deverá ser apresentado novo pedido de liberação para os próximos jogos ou campeonatos, para uma reanálise dos laudos e documentação apresentados, bem como análise das incongruências existentes.

A capacidade máxima deverá ser respeitada em 10 mil torcedores conforme laudo de segurança e restringindo o acesso ao público nas áreas contempladas e não da totalidade do complexo do estádio, conforme documentação apresentada pelo Corpo de Bombeiros.

Deixe seu Comentário

Leia Também

CONSUMIDOR

Projeto prevê interrupção imediata de cobrança de serviço não prestado sem motivo

EDUCAÇÃO

Convocação de lista de espera do Fies é prorrogada até 17 de maio

TRABALHO, PREVIDÊNCIA E ASSISTÊNCIA

Projeto aumenta valor de benefício pago a pessoa com deficiência que trabalha

JUSTIÇA

STF tem placar de 3 a 0 para manter derrubada da desoneração da folha