sexta, 26 de abril de 2024
FUTEBOL

Peru goleia o Chile e enfrenta o Brasil na final da Copa América

04 julho 2019 - 08h15Por O Globo

Uma surpreendente seleção peruana derrotou ontem o Chile por 3 a 0 , em Porto Alegre, para carimbar sua vaga na final da Copa América e confirmar uma revanche com o Brasil, domingo, às 17 horas, no Maracanã. No primeiro encontro entre os dois, na fase de grupos, o Brasil goleou por impiedosos 5 a 0 na Arena Corinthians, em São Paulo.

O Peru pode não ser um time tão brilhante quanto a vitória de ontem sugere, mas, claro está, não é um time tão ruim quanto muita gente supôs após a goleada sofrida para o Brasil 12 dias atrás. Aliás, na ocasião já se alertava que os primeiros minutos tiveram até certa imposição peruana. A seleção mudou o jogo ao achar dois gols sem chegar a produzir tanto, um deles, numa falha bisonha do goleiro Gallese, dono de atuação brilhante ontem, na semifinal de Porto Alegre.

Então, o que espera o Brasil na final de domingo? Ontem, por 25 minutos, o Peru vitimou o Chile com uma arma que, em outros tempos, esta geração chilena impunha aos adversários: pressão sufocante na saída de bola e um jogo agressivo que resultou no gol de Flores. Há alguns anos, o habitual era ver o Chile sufocando a posse de bola rival. Não é mais possível com um time que ontem iniciou a partida com nove jogadores de 30 anos ou mais.

Mas o Peru repetirá tal pressão contra o Brasil? Difícil prever algo sobre este time camaleônico. O jogo dos 5 a 0, um ponto fora da curva para esse time, começou com uma tentativa peruana de adiantar a marcação e, por mais que a goleada encubra, a estratégia deixou o Brasil desconfortável até achar o 2 a 0. Mas o resultado pode produzir um Peru escaldado e mais cauteloso. Contra o Uruguai, nas quartas de final, marcou mais atrás e amarrou o jogo.

E, se optar por ser mais cautelosa, a seleção treinada pelo argentino Ricardo Gareca desde o início de 2015 pode ser perigosa no contra-ataque. Foi o que fez no segundo tempo de ontem, quando o Chile, em desvantagem, buscou ter mais posse e se adiantar. Ficou exposto que os peruanos têm certa dificuldade de marcar perto de sua área. Mas aproveitaram o espaço às costas da defesa do Chile para aplicar o golpe fatal: um passe longo às costas da zaga permitiu a jogada de Carrillo e o belo gol de Yotún.

O Peru do segundo tempo não impedia que o Chile criasse chances e Gallese se tornasse o grande nome da noite, com defesas incríveis, pegando até mesmo um pênalti de Vargas já nos acréscimos, com a partida decidida. Mas mostrava que vale ter atenção com as escapadas rápidas de Flores e Carrillo pelos lados. E o bom volante Tápia ainda daria belo passe, aos 45 do segundo tempo, para Guerrero fazer o terceiro com categoria.

Por falar no atacante ex-Corinthians e Flamengo, e hoje no Internacional, trata-se de um caso à parte. Sua capacidade de fazer o time jogar é acima da média e independe do número de gols que faça. Quando o Peru se vê pressionado, é capaz de recebe bolas longas e aparar até que os companheiros cheguem.

Outro ponto de atenção que a defesa brasileira deve ter é com a movimentação de Cueva entre as linhas de marcação do rival e aproximando-se de Guerrero. Contra o Chile, fez ótima partida, assim como Yotún.

Se depender do histórico, o Brasil é amplo favorito. Nos 44 duelos contra o Peru, a seleção venceu 31, empatou nove e só perdeu em quatro oportunidades. Na Copa América, a vantagem brasileira é mantida. Foram 12 vitórias, três empates e três derrotas.

O último revés, porém, foi doloroso. A vitória peruana por 1 a 0 na Copa América do Centenário, em 2016, determinou a queda da seleção brasileira ainda na primeira fase da competição, e a demissão do técnico Dunga. Na última vez que o Peru conquistou a competição, em 1975, eliminou o Brasil nas semifinais.

O Brasil tem melhor time, mas ao contrário do que indica a goleada recente, o Peru merece cuidados. O domingo promete uma grande final no Maracanã.

Deixe seu Comentário

Leia Também

ECONOMIA

Cesta básica nacional terá 15 alimentos com imposto zerado

SAÚDE

SUS terá sala de acolhimento para mulheres vítimas de violência

ECONOMIA

Reforma propõe devolução de 50% em luz, água e gás a mais pobres

SAÚDE

Brasil tem quase 4 milhões de casos prováveis de dengue